5ª SDP de Pato Branco, divulga alguns índices de criminalidade obtidos no primeiro semestre de 2020
A fim de divulgar os trabalhos desempenhados pela 5ª SDP de Pato Branco, o delegado chefe Helder Lauria divulgou alguns índices de criminalidade obtidos no primeiro semestre de 2020.
No período mencionado foram registrados 06 (seis) homicídios na área de abrangência da Delegacia de Pato Branco (considerando os municípios de Pato Branco, Vitorino, Itapejara D’Oeste e Bom Sucesso do Sul), sendo que 05 (cinco) foram solucionados, portanto, um índice de 83,3% de resolução dos casos de crimes contra a vida. Cumpre salientar que no mesmo período do ano anterior foram registrados 09 (nove) homicídios na mesma região.
Também constatou-se que foram presas pela Polícia Civil 25 pessoas em decorrência de mandados de prisão por crimes diversos, resultado de operações de repressão qualificada oriundas de investigações.
Uma das estratégias de trabalho adotada desde o início da presente gestão (fevereiro de 2019), foi a diminuição dos inquéritos policiais em trâmite na 5ª SDP. Em janeiro de 2019 tramitavam na unidade policial cerca de 1400 (mil e quatrocentos) inquéritos, sendo que até a presente data foram instaurados mais 1054 (mil e cinquenta e quatro) procedimentos investigatórios. Entretanto, foram encerrados 1690 (mil seiscentos e noventa) procedimentos, ou seja, uma diminuição de 45%.
O número de registros de ocorrências também caiu, muito em função da pandemia do COVID-19. No primeiro semestre de 2019 foram registrados 1796 boletins de ocorrência, por sua vez, no mesmo período deste ano foram registrados 998.