Eleições 2020 – Urnas eletrônicas de Clevelândia e Mariópolis passam por conferência e lacração durante o final de semana
Iniciou-se na última sexta-feira, 06 de novembro, o processo de preparação das 39 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito eleitoral de 2020 na 47° Zona Eleitoral que abrange Clevelândia e Mariópolis. O preparo teve início com a geração das mídias que foram carregadas nas urnas já no sábado, 07 na presença do Juiz Juiz de Direito Dr. Antonio José Silva Rodrigues, da Promotora de Justiça Nara Mirella Leal Palrinhas, do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Palmas, Dr. Maurício de Freitas Silveira, dos representantes de coligações e da imprensa local; nesta ocasião foram testadas por amostragem urnas que serão utilizadas nos dois municípios. Também foram preparadas 15 urnas de contingência para substituição em eventual problema no dia 15 de novembro, bem como apresentadas, testadas e lacradas 5 urnas de lona para receberem cédulas de papel caso seja necessário. Com o procedimento, todas as urnas, estarão prontas para serem utilizadas, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam a operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição.
A urna eletrônica é segura e confiável e vale relembrar ainda que qualquer tentativa por parte do eleitor de fotografar ou registar o momento do voto pode levá-lo a responder por crime eleitoral.