Cidade

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino clevelandenses lançam cooperativa composta por mulheres

A Cooperativa feminina Duas Irmãs, Várias Famílias foi lançada na reabertura da Feira Livre de Clevelândia no último dia 19, que por coincidência ou não, é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
O grupo de mulheres surgiu através da iniciativa das Irmãs Luciana Carpes de Jesus e Fabiana Perin que para ter uma renda extra e custear a faculdade de uma delas começaram a produzir doces e alimentos artesanais para vender, com o sucesso das vendas precisaram ampliar a produção e viram aí a oportunidade de incluir e acolher mais mulheres que buscam autonomia e independência financeira e fundaram então uma coopertativa que passou a produzir conservas com a participação de 47 mulheres.

“Quando imagino a quantidade de pessoas que este projeto pode atingir, me passa um friozinho na barriga, pois a base do projeto começa preparando a terra, onde será plantada a semente, sendo cuidada e protegida, não vendo a hora de chegar a colheita, entregando os melhores produtos com todo carinho. Então entra para outro estágio onde será higienizado os vidros e os alimentos, e a melhor parte decorar os vidros com os próprios ingredientes, picados e preparados para o envasamento, como se trata de um produto artesanal, nenhum vidro sai igual ao outro, todos tem uma beleza diferente, logo em seguida será tampado e fervido, deixando descansar por algumas horas. Depois passa para a decoração com emblema da cooperativa, sendo colocada em caixas para venda. Nesse próximo estágio entra os revendedores de toda a região e um site disponível para o consumidor, onde oferecerá o produto obtendo todas as informações passando por uma logística de transporte chegando até as gôndolas do supermercado e a mesa do consumidor, onde poderá desfrutar deste maravilhoso sabor.
Atraindo ótimas vendas, extraindo o melhor lucro para os cooperados.”
Escreveu em resposta ao Clevelândia Online, Fabiana Perin, uma das idealizadoras.

A cooperativa Duas Irmãs, Várias Famílias que já vende para além dos limites do município, conta com a colaboração das cooperativas de crédito Cresol, Sicredi e Sicoob, além da Prefeitura Municipal e do Sebrae e está de portas abertas para todas as mulheres que desejam caminhar juntas neste propósito que é de alcançar a sua autonomia, independência financeira e espaço na sociedade.

Por Aline Meyer.