MOVIMENTO PARA SEPARAR O SUL DO RESTO DO PAÍS TERÁ NOVO PLEBISCITO
Amanhã, sábado, 07, haverá um novo plebiscito para ouvir a opinião popular acerca da separação ou não do PR, SC e RS do restante do Brasil. Em 01 de outubro de 2016 realizou-se a primeira votação sobre o assunto, onde o “sim” ganhou com 95,74%.
O argumento mais fundamentado dos grupos separatistas, entre eles, “O Sul é o Meu País”, são as diferenças econômicas e políticas entre o Sul e as outras regiões da nação, causando certo desiquilíbrio em relação às riquezas aqui geradas e o retorno tributário das verbas da União.
O plebiscito de amanhã não está previsto pelo tribular eleitoral, por não ser constitucional. Segundo a Constituição do Brasil a separação de regiões não está prevista em lei, que rege a união do Brasil como um todo.
A ideia dos separatistas é até abril de 2018 protocolar junto à Câmara dos Deputados o projeto para consumar a separação, a partir dos votos conseguidos através dos dois plebiscitos.
De acordo com o site plebisul.sullivre.org haverá uma urna de votação na Praça Municipal de Clevelândia, entre 08 e 17h. Para votar basta ter 16 anos, e levar título de eleitor e documento com foto. Vale lembrar que o voto será manual.
Imagem: Reprodução.