Região | País

IGREJA MATRIZ: UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DAS PAREDES DE PEDRA

A Igreja Matriz de Clevelândia, uma das únicas de pedras no mundo, é lugar de fé e turismo

Em Clevelândia, centenária cidade do sudoeste do Paraná, encontra-se uma das mais belas igrejas de pedra, a Matriz Nossa Sra. da Luz. Inaugurada em 08 de setembro de 1968, pelo Pároco Abramo Franklin, foi projetada pelo arquiteto Rubens Maister.

Segundo informações cedidas por munícipes, foi construída com pedras extraídas da margem direita do Rio do Banho, cujo curso banha o Paraná. Possui 1.250 m² e sua bela torre tem 35 m. É revestida em suas laterais por belíssimos vitrais alemães, que são ligados a textos bíblicos, como a Via Sacra, mostrando as quinze estações pelas quais Jesus Cristo passara em seus últimos momentos de vida. Além destas, mostra o Imaculado Coração de Maria, no fundo do coro da Igreja.

Em uma fria tarde de outono, o atual pároco, Pe. Ozanilton Batista de Abreu, cedeu entrevista para esta matéria, e relatou que a Igreja abre os braços para acolher seus fiéis. “Ela é muito convidativa, acolhedora, e tem duas características ímpares: as pedras e os vitrais, cuja beleza própria e interior nos faz sentirmos a presença de Deus quando entramos nela”, comentou.

O Pároco, que chegou aqui há quase quatro anos, disse que várias pessoas já lhe disseram que ao entrarem na Matriz sentem um convite à oração. Relatou ainda que ao chegar pela primeira vez na Igreja, beijou o chão e a porta de entrada. “Quando eu entrei tive a sensação que a nossa Igreja abre os braços para nos acolher, sendo muito convidativa”, concluiu.

Através das pedras e belos vitrais o silêncio de Deus é sentido, e ao mesmo tempo um diálogo com Ele, pela oração. Contudo, antes da atual edificação havia uma igreja de madeira, que hoje está construída no bairro AB Nogueira, sendo chamada de Igreja dos Remédios.

Ainda sobre a construção, há quase nada de cimento, tendo uma pedra sobreposta à outra. Os vitrais vieram todos da Alemanha, sendo que atualmente, para algumas reformas, há dificuldades para encontrar algo igual aos que já estão aí.

Recentemente o telhado foi todo trocado, não havendo mais goteiras e infiltrações nas pedras, e tendo sido instaladas calhas de inox, para a melhor caída da água da chuva, fora das pedras. Além disso, houve a construção de banheiros públicos, troca da parte elétrica, som, Cristo da Cruz, que é novo, e reformas na Sacristia e Capela do Santíssimo, para melhor acolhimento de fiéis.

Por sua beleza arquitetônica, arrojada e com detalhes que remetem a Idade Média, a Igreja é conhecida no estado todo, e sempre recebe visitações em suas celebrações, de pessoas que buscam a fé e também a tranquilidade que ela remete.

É o ponto turístico ideal da nossa pequena e acolhedora cidade, que conta com pouco mais de 17 mil habitantes, e que completa 126 anos no próximo dia 28. Não só católicos, mas curiosos e apreciadores de belas construções, independente da religião, costumam visitá-la para conhecer melhor sua história e claro, tirar belas fotografias.

Uma das mais belas arquiteturas religiosas feitas em pedra. Os belos vitrais e o altar da Matriz que conquista fiéis de vários lugares.

Por: Rodrigo Toigo – Fotos: Juliano Meyer 

 

Deixe um comentário