CICLISTA QUE RODA O MUNDO PASSA POR CLEVELÂNDIA RUMO A ARGENTINA
O cicloturista Vinicius da Silva chegou em Clevelândia na última segunda-feira, 10, e desde então vem chamando a atenção da população pelas ruas da cidade.
O homem que já pedalou em 17 países e fala espanhol fluentemente, visita escolas e entidades por onde passa apresentando sua palestra motivacional.
Vinicius perdeu toda a família no trágico naufrágio da embarcação Ana Maria VIII no Rio Amazonas no ano de 1999, no qual também foi vítima e, ao acordar do coma seis meses depois decidiu por a bicicleta na estrada, “eu havia ganhado uma bicicleta de um amigo, mas não sabia andar, eu falei pra ele, se eu aprender a andar eu vou até o fim do mundo ” conta.
Há vinte anos na estrada o ciclista já esteve até no Alasca, mas foi na Colômbia que encontrou o seu companheiro de viagem há três anos, o cachorro que recebeu o nome do seu país de origem é transportado numa carretinha que é puxada pela bike, Vinicius contou a nossa reportagem que o Colômbia tinha um problema no coração, o que fez com que ele ficasse em dúvida se o levaria junto na sua jornada ou não, mas que a docilidade do cão o cativou e os dois caíram na estrada, resolvendo em seguida o problema do coração do companheiro com uma cirurgia que foi realizada na cidade de Arequipa no Peru.
Pedalando 12 horas por dia fazendo uma média de 120 a 130 km, o cicloturista não tem patrocínio e nem renda que garanta a sua permanência na estrada, sobrevivendo apenas de ajuda e contribuições das pessoas pelas cidades em que passa; “Eu não cobro nada nas palestras, eu me sinto bem motivando as pessoas, quem quiser me ajudar, ajuda.” relatou Vinicius.
O aventureiro iniciou a nova rota pelo Brasil pelo estado do Acre, vindo do Peru, antes de fazer parada em Clevelândia esteve em Palmas e pretende partir na próxima terça-feira, 18, para a cidade de Pato Branco, saindo de lá para Dionísio Cerqueira-SC, rumo a Argentina.
Vinicius agradeceu a receptividade Clevelandense e deixou seu telefone de contato para quem queira ajudá-lo
(47) 99266 9463.
Fotos: Vinicius da Silva – Arquivo Pessoal