I GINCANA SOLIDÁRIA – REGULAMENTO

I Gincana Solidária em apoio aos trabalhos do Grupo GAMA

REGULAMENTO

-DO EVENTO

A I Gincana Solidária em apoio aos trabalhos do Grupo GAMA será uma disputa saudável entre equipes que terá como objetivo o exercício da solidariedade bem como a integração entre os participantes. O evento será realizado no dia 12/10/2018, a partir das 13:30h na Sede Social da empresa Siviero Cereais. Em caso de chuva a gincana será transferida para data a ser estabelecida conforme a disponibilidade do local.

 

-DA COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora será constituída pela equipe do site Clevelândia Online e de representantes do Grupo GAMA, e será soberana para tomar decisões referentes a gincana, podendo desclassificar qualquer equipe que venha a prejudicar o andamento do evento.

 

-DAS EQUIPES PARTICIPANTES

As equipes deverão ser constituídas de no mínimo 10 participantes, podendo ser mistas de homens mulheres e crianças, sendo que a idade mínima para a participação é de 05 anos.
Cada equipe elegerá entre os membros dois representantes que deverão acompanhar eventuais sorteios e as atualizações parciais dos resultados, estes serão apresentados no dia da gincana antes do início das provas.

 

-DAS INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas a partir do dia 13 de setembro e encerram-se no dia 08 de outubro, e deverão ser realizadas através do e-mail onlineclevelandia@gmail.com ou pelos fones/whatsapp 46 9 9917 0057 – 46 9 9917 1836
Novos membros poderão ser inclusos na ficha de inscrição da equipe até o dia 08/10.

As equipes deverão ser identificadas, podendo inclusive utilizar o nome da escola, empresa ou grupo que representam sendo que precisam apresentar o nome no ato da inscrição.

As equipes deverão competir uniformizadas com camisetas, não sendo necessário confeccioná-las. As equipes podem utilizar seu uniforme (camiseta) de trabalho caso representem uma empresa e esta permita o uso, da mesma forma com uniforme escolar, entre outros. Caso necessário a equipe pode definir uma cor de camiseta que todos os participantes vestirão, todos de azul, ou todos de verde, por exemplo. O uniforme que cada equipe vestirá deverá ser informado no ato da inscrição a fim de evitar que duas ou mais equipes utilizem utilizem a mesma cor/uniforme.

 

-DAS PROVAS E PONTUAÇÃO

A Gincana Solidária será composta por 25 provas previamente estabelecidas, podendo ser acrescentados desafios surpresa no decorrer do evento.

• A pontuação será contada a partir do número de participantes em cada equipe, sendo que para cada participante a equipe ganha 2 pontos. Os participantes serão contados no início da gincana, logo após a contagem dos donativos, não sendo contabilizados os integrantes que eventualmente cheguem com atraso.

•As equipes uniformizadas conforme o que indica este regulamento automaticamente somarão 50 pontos no seu placar.

•As equipes deverão apresentar um grito de guerra de sua escolha, que não tenha conteúdo ofensivo, preconceituoso ou discriminatório. A apresentação do grito de guerra acrescentará 40 pontos no placar da equipe.

As equipes deverão arrecadar alimentos, materiais de higiene e limpeza, fraldas geriátricas e suplemento alimentar que serão integralmente destinados ao Grupo GAMA, que se responsabilizará pela entrega aos pacientes em tratamento de câncer.
•Para cada quilo de alimento entregue a equipe contabilizará 5 pontos no seu placar.

•Para cada item de higiene e limpeza contabilizará 2 pontos.

•Para cada pacote de fraldas contabilizará 20 pontos, para cada lata ou pacote de suplemento alimentar contabilizará 30 pontos.
É válido para pontuação qualquer tipo de alimento não perecível com exceção de sal.
Para itens de higiene e limpeza não há restrições.
As fraldas geriátricas podem ser de qualquer marca e tamanho.
O suplemento alimentar utilizado pelos pacientes em tratamento de câncer é o SUSTAGEN.
•As equipes poderão ainda arrecadar material para artesanato, o qual será utilizado na produção do Grupo GAMA, podendo ser sobras de fios e linhas para crochê e tricô, contas e miçangas, sobras de tecidos, e demais materiais, sendo que todas as equipes que arrecadarem material para artesanato somam 50 pontos no seu placar.
A contagem e conferência dos donativos será feita as 13:40h pelas voluntárias do Grupo GAMA e acompanhada pelos representantes das equipes.

•Morto ou vivo: consiste na tradicional brincadeira em que os participantes devem responder aos comandos anunciados agachando ou ficando em pé, sendo que quem responder de forma contrária é eliminado até que reste um participante apenas, o que levará para para a sua equipe 10 pontos.
O número de participantes por equipe para esta prova será estabelecido na hora.

•Chute no pneu: cada equipe apresentará um membro para participar, e este terá que chutar uma bola de futebol dentro do pneu que estará em pé, cada participante terá três tentativas de passar a bola por dentro do pneu, e cada acerto valerá 5 pontos.

•Estoura balão: dez participantes de cada equipe participarão formando uma fila, cada um receberá um balão vazio, os participantes ficarão em fila e haverá uma cadeira de frente para eles, ao comando de inicio o primeiro da fila deverá encher o seu balão, amarrar e correr em direção a cadeira sentando-se em cima do balão a fim de estourá-lo, feito isso o participante deverá levantar-se e ir para trás da cadeira, e o segundo na fila poderá encher o seu balão e repetir os passos do primeiro, e assim sucessivamente com os demais que estarão na fila. Todas as equipes realizarão a prova simultaneamente e a equipe que estiver com todos os participantes atrás da cadeira primeiro contabilizará 20 pontos.

•Arremesso de peso: um participante de cada equipe deverá lançar um objeto previamente apresentado pela comissão organizadora ao máximo de distância possível, a equipe que conseguir atingir maior distância do ponto de lançamento contabilizará 10 pontos no seu placar.

•Corrida do limão: cada equipe terá um representante que deverá percorrer a distância estabelecida transportando um limão em uma colher de sopa, sendo que cada vez que o limão cair o participante volta para o ponto de partida e reinicia a corrida, o primeiro a cruzar a linha de chegada somará 15 pontos para a sua equipe, o segundo somará 10 pontos e o terceiro 5 pontos.

•Corrida dos cadarços: um integrante de cada equipe prenderá seus cadarços um ao outro de forma que os seus pés fiquem unidos e assim percorrer o trajeto estipulado para a corrida. O primeiro a cruzar a linha de chegada somará 15 pontos, o segundo 10 pontos e o terceiro 5 pontos para as respectivas equipes.

•Dança da cadeira: a tradicional brincadeira em que os participantes devem sentar-se quando a música parar, retirando a cada rodada uma cadeira até que reste um participante, o qual somará para a sua equipe 20 pontos. O número de participantes por equipe será de acordo com a quantidade de equipes participantes e deverá ser anunciado na hora da prova.

•Corrida do saco: um integrante de cada equipe percorrerá o trajeto da corrida dentro de um saco, e o primeiro a cruzar a linha de chegada somará para o placar da sua equipe 15 pontos, o segundo 10 pontos e o terceiro 5 pontos.

•Cabo de guerra: na prova a equipe deverá ser representada por cinco participantes que puxarão a equipe adversária pela corda até que ela passe para o lado oposto. Esta prova será definida por eliminatória, sendo que a equipe que estiver em primeiro lugar no placar parcial disputará com a segunda, eliminado uma, e assim seguirá como sendo uma fila por ordem de classificação até que reste apenas uma equipe. A primeira equipe colocada receberá 30 pontos, a segunda 20 pontos e as terceira 10 pontos.

•Jogo de bolitas: um representante para cada equipe jogará. A disputa será definida de acordo com o número de equipes inscritas, sendo organizadas as partidas, respeitando a distância de três metros o jogador deverá lançar a bolita em direção ao buraco chamado bulico, até que todos tenham conseguido acertá-lo, o primeiro a acertar inicia o jogo buscando acertar as bolitas dos adversários, o dono da bolita atingida é eliminado do jogo e assim deverá seguir até que reste apenas um competidor. De cada disputa sairá um vencedor que deve competir com os vencedores das demais disputas, até que reste um. O vencedor de todas as disputas acrescentará ao placar de sua equipe 20 pontos, o segundo colocado 10 pontos pontos e o terceiro cinco pontos.

•Pedrada na lata: Um participante de cada equipe deverá levar um bodoque/estilingue/cetra, com o qual deverá arremessar pedras em três alvos feitos com latas de refrigerante, cada participante terá quatro tentativas e cada acerto valerá 5 pontos para equipe.

•Pega boné: na disputa as equipes terão dois representantes que deverão estar usando boné, ao sinal de início da prova cada participante deverá retirar o boné do outro e proteger o seu sem retirar da cabeça. A retirada não pode empregar força ou violência, e ao sinal de término cada participante que estiver de boné somará 10 pontos para a sua equipe e quem mais capturar bonés somará 2 pontos para cada boné capturado.

•Guerra de bolinha de papel: dez integrantes devem representar sua equipe, cada equipe ficará de um lado da linha e cada integrante fará uma bola de jornal que ao sinal de início será arremessada no espaço adversário, sendo que cada equipe deve retirar as bolinhas do seu território arremessando no adversário, ao final da prova a equipe que menos tiver bolinha em seu território soma 10 pontos. As equipes disputarão uma contra a outra de acordo com o resultado parcial do placar, sendo o primeiro contra o segundo, o terceiro contra o quarto e assim sucessivamente.

•Bolinha no copo: os materiais utilizados serão um balde com água, uma esponja, uma bola de ping pong e cinco copos de acrílico. A bola estará no primeiro copo que deverá ser preenchido com água e o auxílio da esponja até que chegue a borda do copo e possa ser soprada para o próximo copo, e assim sucessivamente até que caia do último copo. A atividade será cronometrada e a equipe que realizá-la em menor tempo somará 10 pontos.

•Fora da caixa: os competidores deverão entrar em caixas de papelão ao comando do apresentador da prova, o número de caixas será sempre menor que o número de competidores e quem ficar fora da caixa será eliminado, a cada nova rodada uma caixa será retirada. O último que ficar dentro da caixa soma 15 pontos ao placar de sua equipe, o penúltimo 10 pontos pontos e o antepenúltimo 5 pontos. Cada equipe será representada por um competidor.

•Estoura balão no pé: dois competidores de cada equipe tentarão estourar com os pés balões amarrados aos tornozelos dos demais competidores, além de tentar estourar os balões dos adversários os competidores devem proteger o seu balão e o do seu companheiro de equipe. A brincadeira terá duração de um minuto e quem ao final deste tempo mantiver seu balão intacto soma 10 pontos no placar da equipe.

•Troca o primeiro: de acordo com a quantidade de membros da menor equipe será estabelecido o número de participantes na brincadeira que consiste em formar uma fila para cada equipe, de frente para as filas haverá uma linha e um dos membros da equipe estará para trás da linha, ao sinal de largada o primeiro da fila deverá trocar de lugar com o participante da sua equipe que estará atrás da linha, e este deverá entrar no final da fila e assim sucessivamente, até que o participante que iniciou atrás da linha esteja novamente no lugar finalizando assim a prova. A primeira equipe terminar a atividade soma 10 pontos ao seu placar.

 

-DO ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS PROVAS

As provas da gincana serão acompanhadas e fiscalizadas por voluntários, os quais também anotarão o resultado de cada prova que servirão para conferência juntamente com com a planilha de controle da organização.

 

-DA PREMIAÇÃO

A equipe que somar a maior pontuação ao final das provas receberá como premiação o troféu de primeira colocação, um porco e um vale bebidas que poderá ser retirado conforme a preferência da equipe vencedora.
A segunda maior pontuação receberá o troféu de segundo colocado, assim como a terceira maior pontuação.

 

Deixe um comentário