CidadeRegião | PaísSaúde

SUICÍDIO – POR QUE NÃO NOTICIAMOS

Você nunca viu uma notícia de suicídio aqui no Clevelândia Online, não é? Embora eles tenham acontecido tão próximos a nós, na nossa cidade e região e sejam rapidamente divulgados pelos usuários dos aplicativos de mensagem instantânea e redes sociais, nos optamos por não falar sobre o assunto, e por isso não raras as vezes já fomos questionados não somente a respeito de mais detalhes e informações sobre determinado caso de suicídio, mas também o motivo pelo qual não os noticiamos.

Que eles acontecem é fato, porém não necessariamente precisam ser notícia. O principal motivo que nos leva a não divulgar suicídios é a empatia pelas pessoas que acabam de perder seu familiar da maneira menos natural possível – ele desistiu de viver – ; para noticiar precisamos de detalhes e informações a respeito da situação que será veiculada, agora imaginem vocês, como seria se começássemos a investigar a vida e o motivo que levou ao ato suicida do falecido, não seria agradável ler “Ele tirou a própria vida porque descobriu uma traição”, “Ela suicidou-se porque tinha muitas dívidas”, soaria mais como fofoca do que como notícia.

Além disso, apesar de pouquíssimo comentado, existe no meio jornalístico uma convenção profissional extra-oficial, que funciona, ou pelo menos deveria, como um código de ética e determina que suicídios não devem ser noticiados. Mas, o maior dos motivos pelo qual não nos sentimos a vontade para trazer a público a notícia de que alguém desistiu de viver, é que – existem estudos que comprovam – quando alguém que já possui predisposição para o suicídio recebe a notícia de que outra pessoa o cometeu, recebe junto uma dose de encorajamento para cometer o ato de acabar com a própria vida.

Salvo em casos que envolvem personalidades e celebridades, você nunca viu notícias de suicídio sendo veiculados nos principais jornais brasileiros, não é? Agora imagine se, com o tanto que eles acontecem, você ligasse a sua TV e visse uma notícia atrás da outra, contando que pessoas desistiram de viver e cometeram suicídio, o caos se instalaria não só nos meios de comunicação como também na sociedade brasileira.

Não só nós como veiculadores de notícias, mas também você como cidadão não precisamos e não podemos de modo algum colaborar com o crescimento das estatísticas, mas, pelo contrário, podemos por diversas vezes identificar uma pessoa deprimida próximo a nós, e levar a ela uma palavra de ânimo e encorajamento pela vida.

E você, que pode estar deprimido e nutrindo pensamentos ruins neste momento, saiba que os dias ruins também acabam, e você não pode desistir da vida, este não é o caminho, esse sofrimento não acabará com quando você der o último suspiro, somente vivo você conseguirá sair da situação em que se encontra. Procure ajuda profissional, converse com alguém em quem você confia e desabafe, se desejar você pode fazer isso de maneira anônima e receber uma palavra de ânimo e encorajamento através do fone 188, mas não desista da sua vida, virão dias em que você vai conseguir reconhecer o quanto é bom viver.