Construção de barragem em Coronel Domingos Soares é paralisada pelo Ministério Público do Trabalho; De acordo com o boletim emitido na sexta-feira (29), 34 pessoas testaram positivo para coronavírus na localidade.
Na sexta-feira (29) a Procuradoria do Trabalho de Pato Branco recomendou a empresa responsável pelas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Foz do Estrela, em Coronel Domingos Soares, que paralise totalmente suas atividades, por pelo menos sete dias.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) também recomenda à empresa que, durante a suspensão das atividades no local, sejam realizadas a higienização e sanitização completa dos ambientes existentes no canteiro de obras, “mediante uso de sanitizante específico indicado pelas autoridades sanitárias nacionais e eficazes para combate da Sars-Cov.”
Durante a paralisação da obra, a empresa foi orientada a realizar triagem e avaliação clínica individual, de todos os empregados da obra, com vistas à identificação de trabalhadores suspeitos, bem como anamnese dirigida para identificação de eventuais contatos com pessoas confirmadas ou suspeitas.
Após o retorno de suas atividades, a empresa deverá implantar em sua rotina diária, a triagem dos trabalhadores [que apresentarem algum sintoma] e realização de exames de testagem para Covid-19, caso necessário. A intenção é evitar o contágio da doença.
Casos em Coronel Domingos Soares
Desde 25 de maio, o Município vem registrando casos confirmados de Covid-19. De acordo com informações disponibilizadas pela prefeitura de Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta de Araujo Almeida, todos os casos confirmados são de trabalhadores da obra. De acordo com o boletim epidemiológico, emitido na sexta-feira (29), pelo Departamento Municipal de Saúde de Coronel Domingos Soares, 34 pessoas testaram positivo para coronavírus na localidade.
Antes mesmo da recomendação do MPT, a empresa responsável pela obra já tomou algumas medidas de enfrentamento ao contágio da doença no Município.
Fonte: Diário do Sudoeste/Assessoria.