A TELEVISÃO E A OPINIÃO
Olá meus amigos leitores, tudo bem com vocês? Mais uma vez estou aqui para expor minhas impressões sobre alguns fatos que estão ocorrendo por aí. Hoje discursarei sobre a televisão e as diversas opiniões que esta recebe da população.
É inegável o poder midiático que a TV detém em nosso país. Desde 1950, ano de sua primeira exibição em nosso país, até o corrente ano, o público não desgruda da telinha. Seja para ver um telejornal, uma telenovela, uma série, um filme, ou até mesmo um comercial. Há muitos viciados na tela mágica.
Com o tempo a TV evoluiu. A aberta deixou de deter o poder sozinha, competindo com a TV a cabo, e outras formas digitais, além da Internet e também da Netflix. Já ouvi pessoas criticando a Globo, mas assistindo a séries piores na Netflix. Vai entender esse povo.
Dia desses, eu estava assistindo Malhação, a cena em questão foi o beijo entre duas adolescentes. Logo após o episódio ir ao ar, li em um grupo sobre televisão, no whats, que aquilo era uma vergonha, “onde já se viu duas moças se beijando em pleno horário das 18h”. Outro rapaz comentou que seu irmão de sete anos viu aquilo e pediu para sua mãe o que estava acontecendo. A resposta que dei foi a seguinte: “em primeiro lugar, Malhação é seriado para adolescentes, jovens, e não crianças, que devem assistir nesse horário a Cultura, ou esperar a novela infantil do SBT; a classificação é 10 anos, e não 07, logo, seu irmão não deveria estar assistindo contigo a este programa”. O rapaz tentou argumentar, mas em vão. Perdera a batalha.
Lógico, assim como tem pessoas que aceitam tudo o que a TV apresenta, tem aqueles que discordam. Mas tem algo chamado controle remoto, que a todo momento pode ser usado. Há inúmeros canais por aí. A Globo está sempre sendo chicoteada pelos falsos moralistas. Mas continuam a assistindo: vivem falando da novela das 9 e seus personagens de gosto duvidoso. Mas se falam é porque estão assistindo. Por que ninguém comenta sobre Apocalipse, novela bíblica da Record? Ou a reprise da novela do Moisés? Se não comentam é porque não veem.
Todos nós temos direito de opinar sobre o que quisermos, mas para isso precisamos ter argumentos interessantes, não apenas falar por falar. Dia desses o apresentador Ratinho do SBT fez um comentário do tipo “nas novelas da Globo tem muito viado”. É a opinião dele. Mas qual a fundamentação para isso? É lógico que ele pode ser processado, afinal perdeu a grande chance de mais uma vez calar-se, visto que atingiu algo que está na mídia, e mais, é aceito por grande parte da população. Caso não fosse, continuaria no ar e fazendo sucesso?
A televisão está aí para informar e divertir. Cabe a nós sabermos o que levar para a vida. Muitos falam assim: “se meu filho ver essa cena, fará igual”. “Fulana matou ciclano com uma tesoura e meu filho viu, será que ele fará isso também?”. Primeiro que a realidade não imita a TV, o inverso ocorre. A TV é o espelho do que temos no nosso cotidiano. Se o teu filho usar uma tesoura para matar alguém a culpa não será daquela cena que ele viu, mas da sociedade em que foi criado, e em partes, culpa dos pais que o criaram e não souberam educá-lo.
Mas esse assunto é longo… e merece uma segunda parte, semana que vem. Até lá.
Grande abraço a todos.