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Algumas farmácias estariam deixando de atender no plantão, reclamam clevelandeses

Na semana entre os feriados de Natal e Ano Novo o Clevelândia Online recebeu duas reclamações a respeito da falta de atendimento nos plantões noturnos das farmácias, no primeiro caso o reclamante conseguiu atendimento no estabelecimento em que compra rotineiramente, o qual não estava escalado para plantão, já no segundo não soubemos do desfecho da busca pelo medicamento.
O documento mais recente que localizamos que trata dos plantões farmacêuticos é o DECRETO Nº 111/2018, e estabelece no Art. 2º que “As farmácias e drogarias no Município de Clevelândia são obrigadas, independente do disposto no artigo anterior, a plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento ininterrupto à comunidade.”; o artigo 5° explica como o atendimento pode ser feito, incluindo o atendimento via telefone, já que os estabelecimentos não precisam ficar de portas abertas, mas devem funcionar em sistema de sobreaviso, estando alerta a possíveis chamados por telefone e deslocando o responsável pelo atendimento até a farmácia para realizar a venda do medicamento. O descontentamento de alguns clevelandenses é que na já referida semana, os telefonemas e mensagens destinadas a pelo menos duas farmácias não foram sequer respondidos, “já precisei outras vezes e a Farmácia xxxxxx atendeu rápido, então não são todas que ignoram, mas é complicado que tem horas que não dá pra esperar.”, escreveu um dos reclamantes. Ainda no DECRETO Nº 111/2018 o Art. 10° diz que “O descumprimento das disposições deste Decreto, após autuação do órgão responsável pela fiscalização, sujeitará o infrator às seguintes penalidades:

I – advertência;

II – multa estabelecida no § 4º do art. 163 da Lei Municipal nº 2.106/2007:

III – cassação do alvará de funcionamento, no caso de mais de duas infrações no mesmo exercício fiscal.”

Para garantir a segurança dos estabelecimentos e profissionais, a escala de plantões farmacêuticos não é divulgada para a população mas é mantida no setor de recepção do Pronto Atendimento Municipal, para garantir o atendimento, profissionais da área recomendam que quem necessitar de medicamentos em horário de plantão se desloque até o PAM e solicite que um atendente realize o contato com a farmácia.