Ciruspar divulga balanço dos atendimentos do SAMU no primeiro semestre do ano
O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná – CIRUSPAR que administra o SAMU 192 na região Sudoeste, divulgou nesta quinta-feira, 15 o balanço dos atendimentos do SAMU no primeiro semestre de 2021.
Segundo o relatório 30.546 ligações foram registradas na Central de Regulação que é responsável por toda a abrangência do consórcio, sendo que dos chamados foram originados 11.367 atendimentos e ainda 1.870 transferências de pacientes. Segundo a Coordenadora Administrativa do CIRUSPAR, Kelly Custódio, a diferença entre os números de ligações registradas e atendimentos gerados estão relacionadas a mais de um chamado por ocorrência, às orientações médicas que não geram o envio de ambulância, a regulação de Bombeiros e de equipes dos municípios e ainda a um baixo número de trotes.
Somente na área de cobertura da Base Bravo 03, que é responsável pelo atendimento em Clevelândia 942 chamados foram recebidos que resultaram em 397 atendimentos sendo 53 deles só no mês de junho, e 55 transferências de pacientes. A grande maioria das ocorrências do SAMU em Clevelândia são para atendimento clínico, o que se intensificou com a pandemia do Covid-19, situação que também ocorre em outros municípios.