CidadeSaúde

Clevelândia – Médico é desligado da Secretaria de Saúde após fazer post em rede social sobre coação e demissão de profissionais que não aderem o tratamento precoce do Covid de forma padrão

Usuários da unidade de saúde em que o médico atuava chegaram a realizar um abaixo assinado pedindo para que o profissional fosse mantido.

Leonardo Lucion compartilhou na sua conta particular do Instagram uma reportagem de nível nacional que falava sobre coação e demissão de médicos que se recusam a prescrever o chamado tratamento precoce de forma padrão para os pacientes com Coronavirus, o médico marcou a conta da Prefeitura Municipal no post e em seguida foi chamado para prestar esclarecimentos a respeito na Secretaria de Saúde.

A nossa reportagem tomou conhecimento da situação após ser procurada no último dia 29, por usuários da Estratégia de Saúde da Família do bairro Soledade que solicitaram apoio para divulgar um abaixo assinado pedindo para que o médico fosse mantido no quadro de profissionais da secretaria, e ao buscar mais informações sobre o caso conseguimos conversar com Dr. Leonardo que relatou que apesar da manifestação de apoio que contabilizou aproximadamente 300 assinaturas foi desligado da equipe de saúde na sexta-feira 30 após uma reunião com representantes da administração municipal, da empresa que disponibiliza serviço médico para o município, para a qual Leonardo trabalha e com a secretária de saúde, Juliana Pacheco que manteve a solicitação de desligamento do médico alegando quebra de confiança.

Leonardo Lucion prestava serviços em Clevelândia há seis meses, trabalhou na unidade responsável pelos casos de Coronavirus e foi inclusive a primeira pessoa a ser imunizada contra a doença em território clevelandense, ele relatou que por conta das divergências com a pasta responsável no que se referia ao modo de tratamento do novo vírus foi transferido para a ESF do bairro Soledade.

O médico afirmou que não costuma seguir uma indicação padrão para qualquer que seja o problema de saúde, e que avalia cada quadro clínico de forma individual inclusive nos casos suspeitos e positivados de Covid-19, o que faz com que além de defender a postura em suas redes sociais, tenha uma baixa prescrição do chamado tratamento precoce.

No apartamento que reside em Clevelândia, na tarde desta terça-feira, 04, Dr. Leonardo gravou um vídeo de agradecimento ao apoio da população e também se despediu dos seus pacientes, veja: