CLEVELÂNDIA – NO CENTRO OU PELOS BAIRROS, TERRENOS CHEIOS DE MATO SÃO PROBLEMA.
Terrenos vazios pode ser um problema para muita gente, o problema é maior quando o terreno é baldio. A palavra baldio indica algo que não é usado ou cuidado como deveria ser, ainda aplica-se como definição desta palavra no sentido de terreno aquilo que é usado coletivamente. Perante a lei, todo terreno é uma propriedade privada e deve ser tratado como tal. A prefeitura não pode invadir a propriedade de alguém ou executar um serviço sem a autorização do proprietário. Os terrenos devem ser cuidados pelo seu proprietário cabe a ele a responsabilidade e a obrigação de mantê-lo limpo.
Problemas
Os principais problemas que podem ser encontrados em terrenos baldio são:
Acúmulo de lixo. Muitos terrenos acabam virando depósito de lixo, o que é um absurdo em termos higiênico e sanitários.
Mato alto. O mato alto é outro problema comum, especialmente no período do verão onde as muitas chuvas contribuem para o crescimento das plantas.
Animais peçonhentos. Com a sujeira, mato alto e a falta de higiene é comum aparecerem os animais peçonhentos, moscas e outros tipos de animais que podem transmitir doenças como o mosquito da dengue (se houver objetos para acúmulo de água), entre outros.
Providências, de quem cobrar?
A responsabilidade pela manutenção e conservação de terrenos é exclusiva do proprietário, que deve prover o fechamento do terreno com muro e cuidar da limpeza interna dele. Quando este não exerce sua responsabilidade, o melhor caminho é notificar a prefeitura que tomará as ações cabíveis no sentido de multar e obrigar o proprietário a cuidar do terreno.
Fiscalização
Cabe aos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terreno baldio próximo de sua casa ou ambiente de trabalho e notificar em primeiro lugar o próprio proprietário e na recusa ou na impossibilidade de localizá-lo, à prefeitura para que esta tome as devidas providências.
Fotos enviadas por moradores do centro.
Terreno localizado na Rua Barão do Rio Branco, centro da cidade.
Fechado para comentários.