CidadeSaúde

Clevelândia registra o primeiro caso de dengue

A mulher de 45 anos retornou recentemente de um passeio na cidade de Sinop no Mato Grosso, apresentando os primeiros sintomas da doença três dias após a chegada em Clevelândia. Com mal estar, dores no corpo, nas articulações, dores atrás dos olhos, no abdômen e de cabeça, além de desidratação por ter apresentado episódios de vômito, a paciente procurou atendimento médico na última terça-feira, 03, e após teste rápido e alterações no hemograma foi previamente confirmado a suspeita de dengue, sendo que imediatamente foi internada para tratamento. Uma amostra de sangue da paciente também foi encaminhada para laboratório especializado na capital do estado e o resultado deverá ser apresentado entre cinco a dez dias.
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 04 o secretário de saúde Rafael Barboza falou sobre as medidas que serão tomadas a partir de agora, sendo feito o bloqueio de foco nas áreas próximas a residência da paciente, sendo retirados entulhos que possam acumular água e passado veneno em focos e locais próximos a focos.
A região a ser tratada fica no bairro Aeroporto nas ruas Jasmim, Laranjeira, Coronel Firmino Martins e Jardim das Flores.
A vigilância sanitária alerta ainda para que a população redobre os cuidados com seus terrenos visto que no Paraná já foram registrados 44.441 casos de dengue desde julho de 2019, sendo que já resultaram em 30 óbitos. Além disso o setor sanitário estará em força tarefa visitando e autuando os proprietários de terrenos com água parada e acúmulo de lixo.

Jonas Santos de Paula, Secretário de saúde Rafael Barboza e Emanuelle.