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Empresa arremata restauração em concreto entre Pato Branco e Clevelândia por R$ 149 milhões

Ao todo foram quatro empresas que participaram da disputa, com outras duas sendo desclassificadas por apresentarem propostas inexequíveis, de valor muito baixo. Agora o DER/PR vai analisar planilhas e documentos para prosseguir.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta sexta-feira (15) a sessão de disputa da licitação da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, passando por Mariópolis, na região Sudoeste.

Foi declarada arrematante a empresa Hiconci Hidráulica e Construção Civil Ltda., com a proposta de preço de R$ 149 milhões. Agora ela tem três dias úteis para encaminhar suas planilhas de preço atualizadas além da documentação exigida em edital. Este material será analisado por comissão de contratação do DER/PR, que irá publicar um resultado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, declarando a participando como vencedora, ou convocando a segunda colocada.

Ao todo foram quatro empresas que participaram da disputa, com outras duas sendo desclassificadas por apresentarem propostas inexequíveis, de valor muito baixo.

A obra prevê a restauração total da rodovia entre os municípios, em uma extensão de 37,49 quilômetros, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado para servir como base para a implantação do pavimento rígido de concreto. Também está prevista a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho.

As faixas de rolamento terão 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas. As placas de concreto terão espessura de 22 centímetros nas faixas principais e nos acostamentos, e 28 centímetros nas terceiras faixas.

Também estão previstos os serviços de terraplenagem para alargar a plataforma da rodovia onde for necessário, implantação de nova sinalização horizontal e sinalização vertical, e instalação de sistema de drenagem superficial de águas. Também serão instaladas defensas metálicas e plantada nova grama nos taludes dos alargamentos.

Os acessos a lotes lindeiros serão pavimentados com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), material mais comum utilizado em pavimentos flexíveis.

PROJETOS – O edital utiliza a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada, em que é licitada a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, juntamente com a execução da obra. A solução proporciona melhor entrosamento entre projetista e construtor, resultando nas melhores soluções de engenharia para cada empreitada. O prazo contratual será de 450 dias, sendo os primeiros 90 dias para a elaboração dos projetos e 360 dias para a obra em si.

PALMAS – CLEVELÂNDIA – A pavimentação em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia já está em andamento. Será o segundo trecho da rodovia a receber a técnica whitetopping. A obra tem investimento de R$ 188,2 milhões, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios.