FALSOS RELIGIOSOS – ALERTA QUE CIRCULA NOS GRUPOS DO WHATSAPP PODE SER VERDADEIRO

No decorrer desta semana circulou pelos grupos do aplicativo Whatsapp uma mensagem de alerta de que falsos religiosos estariam em Clevelândia, o texto que viralizou dizia o seguinte:  ” UTILIDADE PÚBLICA!!!
Igreja Católica está alertando e pedem para não atendê-los. Eles estão se vestindo de franciscano e pedindo doação para igreja. O padre alertou principalmente os idosos. Segundo o padre o último relato foi em Foz. Cuidado são fugitivos e são muito perigosos. Estão na região pedindo água e comida. Fica o alerta.” , a divulgação das mensagens deixou a comunidade clevelandense ainda mais preocupada pelo fato de que realmente, segundo o que apuramos através da rede de contatos Clevelândia Online, na noite da última quarta-feira, 21, chegaram na cidade alguns missionários dizendo ser da congregação Franciscana.

Pelo menos dois homens e uma mulher foram vistos em Clevelândia entre a noite de quarta-feira e a tarde de quinta-feira, 22, usando vestes que lembram as utilizadas pelos Franciscanos, mas que não são as mesmas, há relatos inclusive de pessoas que foram abordadas de maneira estranha pelos missionários, e ainda de uma senhora que doou certa quantia em dinheiro para a mulher que se dizia irmã da ordem Franciscana, pois a mesma solicitou em nome da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

Devido a repercussão do alerta e os fatos narrados por clevelandenses a nossa reportagem, tentamos localizar os missionários, porém sem sucesso, mas apuramos junto a secretaria paroquial que o alerta inicial partiu da igreja católica, pois alguns homens de fato estariam pela região pedindo doações para a ordem que representavam, e que os mesmos se tratavam de falsos religiosos, porém não há como afirmar que sejam foragidos da justiça e tampouco que sejam realmente os homens da foto que circula pelos grupos. Oito pessoas afirmaram a nossa reportagem que viram ou tiveram contato com os missionários em Clevelândia, mas a maioria delas disse não se tratar dos homens que tiveram seus rostos divulgados nesta semana, embora um deles tenha semelhança com um dos que esteve aqui na cidade.

Em entrevista exclusiva com o Pe. Ozanilton, o mesmo afirmou que sempre que a cidade recebe religiosos de outras localidades, a paróquia recebe antecipadamente uma carta de encaminhamento do Bispo da diocese da qual o visitante faz parte, e que assim que chega o religioso imediatamente se apresenta ao pároco da cidade, situações que não ocorreram na última semana, o que leva a suspeitar de que realmente não sejam religiosos, o padre salientou ainda que sempre que recebe visitantes religiosos, tem por hábito apresentá-los a comunidade católica, como acontecerá ainda nesta semana quando Pe. Ozanilton apresentará os seminaristas Claretianos Hercules e Diemes que estão chegando em Clevelândia para auxiliar na programação da Semana Santa, Hercules e Diemes farão celebrações e bênçãos na cidade e no interior sempre acompanhados pelos ministros da Eucaristia. O padre frisou que é importante sempre estar atento a pessoas desconhecidas, que a secretaria paroquial está sempre a disposição para tirar dúvidas a respeito de pessoas que possam estar usando o nome da igreja, ou de qualquer outra ordem ligada à igreja católica, e ainda que em caso de visitas suspeitas o melhor a se fazer é não abrir portões ou portas para receber o visitante, e contatar a secretaria paroquial ou a policia.

Há grande evidência de que os religiosos que passaram por Clevelândia podem ser farsantes, porém não há como confirmar a informação de que sejam foragidos da justiça ou algo relacionado a isso, também não houve registros de roubo ou estelionato que possa estar ligado aos visitantes na cidade.

Foto de capa: Divulgação Whatsapp

Deixe um comentário