HABEMUS PINHÃO!

Não é mentira, apesar da data. A partir de hoje, 01 de abril está liberada a coleta e comercialização do pinhão.
As normas e instruções referentes às sementes da Araucária estão previstas na portaria do IAP n°046/2015, e além da data estabelecida para a colheita a regulamentação proíbe a retirada e consumo do pinhão verde, ou seja, quando a semente ainda esta com cor esbranquiçada e muito úmida, pois nessa fase o consumo pode acarretar problemas de saúde devido a contaminação por fungos que eventualmente tenham se instalado na pinha.

A Araucária, árvore símbolo do Paraná está ameaça de extinção, por isso o principal objetivo da regulamentação que prevê uma data para a colheita é de proteger a espécie. No mês de abril as pinhas já estão maduras e as sementes caem sozinhas, possibilitando a alimentação da fauna nativa, o nascimento de novos pinheiros e ainda a coleta para consumo humano.

Apesar da proibição da coleta e comercialização do pinhão antes da data de 01 de abril, em Clevelândia ja haviam pessoas vendendo a semente no mês de fevereiro, vale lembrar que quem compra o pinhão antes da data de liberação da colheita também contribui para a extinção da espécie.

Deixe um comentário