HALLOWEEN: DATA QUERIDA E ODIADA

Olá, queridos leitores. Tudo bem? E aí se vestiram de bruxos ou bruxas nesse Halloween? Saíram por aí pedindo doces ou travessuras? Ai como é bom ser criança e sair pelas ruas, fantasiados, não é mesmo? É algo diferente, gostoso. Uma brincadeira saudável, e que a meu ver, não faz mal a ninguém, desde que feita com responsabilidade e consciência, é claro.

Sei de famílias que compram pacotes de pirulitos e balas aos montes para dar às crianças no dia 31. Isso é ter espírito esportivo. É uma cultura americana, eu bem sei, mas que mal tem estar por aqui divertindo nossos pequenos? Melhor isso do que ficarem nesses aparelhos eletrônicos jogando o dia todo ou então, vendo artes duvidosas por aí…

Contudo, há aqueles que torcem o nariz para a tal cultura norte americana do dia das bruxas. É um tal de “Por que copiar o que vem de fora?”, “Esse dia das bruxas é do ‘coisa ruim’, não participo e nem deixo meus filhos participarem”, “Isso deveria ser proibido no Brasil”… e por aí vai. Se não gostam, tudo bem, gosto é gosto, afinal, mas é uma cultura estrangeira como tantas outras. Se você não gosta do Halloween então não fale “shopping”, “show”, “shampoo”, e tantas outras palavras de origem estrangeira, e não só as de língua inglesa. Já parou para pensar nisso?

Pode ser até considerada uma cultura pagã, mas desde que seja saldável é algo diverte a quem dela participa. Diversas foram às instituições de ensino municipais, estaduais e particulares que desenvolveram esse tema aqui em Clevelândia. E neste momento parabenizo aos professores e alunos responsáveis pelas belas decorações e apresentações realizadas. Lindas fotos que vocês podem conferir através das redes sociais nos perfis de escolas e profissionais da educação, em especial da Língua Inglesa.

E questiono, ainda, a quem não gosta do que é “importado”: o Papai Noel é brasileiro? Não né. E mesmo assim é venerado, adorado, amado por todos. Não estou aqui sendo contra a cultura natalina, muito pelo contrário, é minha época favorita do ano, mas em termos de comparação, Papai Noel não é a verdadeira representação do Natal. Comemora-se este por Jesus Cristo. Aquele é apenas uma forma comercial de vender para a data. Inclusive, a data de São Nicolau, figura que originou o Papai Noel, é 06 de dezembro. Mas, falarei melhor sobre o assunto em uma crônica de dezembro. Aguardem!

Enfim, para aqueles que gostam ou não do famoso dia das bruxas, ele já passou. Agora é só aguardar o próximo ano, que certamente virá novamente. E atenção a quem não gosta: a mesma data comemora o Dia do Saci, esse sim, da cultura folclórica tupiniquim. Por que não se vestem de Saci e saem por aí fazendo travessuras?

Eu, por exemplo, nem precisei me vestir de bruxo… já sou todos os dias!

Um grande abraço e até a próxima semana!

Deixe um comentário