Região | País

IFPR Campus Palmas adquire simulador de alta fidelidade para aulas práticas dos cursos da área da saúde

Pensando em contribuir com as aulas práticas dos cursos da área da saúde, o IFPR- Campus adquiriu, através de recursos próprios da instituição, a boneca Anne, um simulador feminino, adulto (de corpo inteiro) e de alta fidelidade, wireless e interativo. O Simulador Anne vem com dispositivos que fazem com que esta tenha uma respiração espontânea, similar à respiração humana, confiável para uso em vários ambientes de treinamento, de acordo com os fundamentos globais dos objetivos de aprendizagem de enfermagem, sendo aplicável a outros cursos da área de saúde. O simulador é operado por um Tablet com tela colorida e com software em português.

A Nursing Anne Simulator é perfeita para fazer a transição das simulações de baixa para alta fidelidade. A Anne pode ser usada como um manequim de práticas diárias e como um simulador feminino de corpo inteiro, para que estudantes e profissionais da saúde pratiquem habilidades básicas, aprimorem a competência clínica e vivenciem situações realistas em relação às vivenciadas com pacientes do dia a dia, as quais irão prepará-los para o mais alto nível de cuidados e prática diária do ambiente de trabalho.

Algumas características da Nursing Anne Simulator são:

Articulação/amplitude de movimentos

  • Articulação total para procedimentos realistas de manejo de paciente;
  • A cabeça pode ser flexionada na posição do queixo ao tórax e permanecer flexionada até ser reposicionada;
  • As pernas se encaixam na pelve para que as conexões mecânicas, elétricas e pneumáticas sejam feitas simultaneamente;
  • Fica sentada sem apoio e inclina-se na cintura até a posição de tripé.

Cuidados aos pacientes e avaliação

  • Peruca para procedimentos de cuidados com os cabelos;
  • Olhos que piscam com frequência ajustável, com capacidade de abrir, fechar ou fechar parcialmente;
  • Pupilas intercambiáveis (normal, dilatada, contraída);
  • Canal auditivo para a prática de irrigação e limpeza;
  • Tamponamento nasal, entre muitas outras características e funções.

Segundo a professora Albimara, “O equipamento irá beneficiar as práticas de enfermagem e dos demais cursos da saúde. O uso de simulação e de simuladores são ferramentas didáticas fundamentais não apenas técnico-científico, mas do ponto de vista do desenvolvimento humano, pois podem acelerar o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal e da criatividade do educando, através da resinificação daquela realidade prática representada no simulador e/ou simulação, e também de uma reflexão em relação ao mundo do trabalho e ao sistema que o rege, podendo levá-lo a melhorias e progressos.”

Fonte: IFPR- Campus Palmas.

Juliano Meyer

Repórter Fotográfico e Cinematográfico MTB/0012683/PR