MATRÍCULAS ABERTAS PARA FORMAÇÃO DE DOCENTES E CELEM DO COLÉGIO JOÃO XXIII

Já estão abertas as matrículas para os cursos de Formação de Docentes no período matutino, e Celem – Centro de Línguas Estrangeiras Modernas de Espanhol e Inglês – nos períodos vespertino e noturno do Colégio Estadual João XXIII. Estas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira em horário de expediente, manhã, tarde e noite, na secretaria do estabelecimento de ensino.

De acordo com a diretora Elaine Maria Rodrigues de Mello, o Colégio oferta o curso de Formação de Docentes há aproximadamente 12 anos, sendo uma necessidade da comunidade, por abrir inúmeras portas no mercado de trabalho, podendo atuar nas séries iniciais em qualquer parte do Brasil. “O Magistério é o curso que mais gera emprego em Clevelândia. Além disso, há profissionais do curso de Formação que atuam na nossa cidade, em Palmas, Abelardo Luz e Mariópolis, através de concurso público”, frisou a diretora.

A professora Silvana Zuck Saldanha destaca a importância para o jovem cursar o Magistério, pois de acordo com ela, que é uma das coordenadoras do curso, ele habilita para trabalhar na educação infantil (creches) e no ensino fundamental I (1º ao 5º anos). “Durante o curso de formação de docentes a prefeitura contrata o aluno, maior de 16 anos, para atuar como professor de Educação Física, Capoeira, Dança, Arte, Informática e Reforço”, destaca.

Para quem tiver interesse na Formação, é importante destacar, de acordo com a coordenadora do curso, que além das disciplinas comuns do Ensino Médio, há as que regem especificamente o ensino do Magistério, que possui uma duração de 04 anos, sendo que a turma de 1º ano 2018 será no turno matutino.

 

Alunos e educadoras do Magistério em evento do Dia dos Professores
Fonte: Facebook do Colégio

Desde o primeiro ano há estágio nas escolas Indígena, Educação Especial, Creches e Escolas de Ensino Fundamental I. Tais aulas são realizadas uma tarde por semana, sendo que o aluno que possui estágio da prefeitura é dispensado para a complementação de aulas da Formação. “O estágio tem a finalidade de conciliar a teoria e a prática, bem como, auxiliar na construção da prática pedagógica dos futuros docentes. É neste momento que as teorias são colocadas à prova e permitem a aquisição de experiências”, destacou a professora Juliana Guimarães, coordenadora do Estágio de Formação de Docentes.

A professora Elizandra Lazarotto, também coordenadora da Formação, destaca a importância dos projetos desenvolvidos entre alunos e educadores do curso. “Várias são as atividades realizadas para trabalhar com as crianças. Dentro das disciplinas específicas há diversos projetos, embasados teoricamente por nomes renomados da educação dentro das metodologias, que culminam em atividades práticas”.

Este ano foi realizado um projeto na disciplina de Metodologia de Arte com os temas de Música, Pintura, Histórias em Quadrinhos e Jogos Didáticos, e foi aplicado em escolas municipais, após observação e intervenção dos alunos. “Outro projeto de 2017 é relacionado ao teatro, onde haverá a dramatização, em dezembro, com os títulos “Alice no país das maravilhas” e “Deu a louca nos contos de fadas”, envolvendo todas as turmas do Magistério. As apresentações serão para alunos da rede municipal, à tarde. Haverá ainda a entrega de lembranças às crianças”, finalizou Elizandra.

Vale salientar que a Formação de Docentes dá maior preparação didática aos futuros professores, pois se baseia em metodologias específicas e voltadas ao ensino infantil, oportunizando melhor conhecimento de si e do próximo, compreendendo o mundo dentro da psicologia.

 

Alunos do Magistério se apresentam na Praça Getúlio Vargas

 

OPINIÃO DE ALGUNS ALUNOS SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES

A aluna do 4 AX, Lislaine da Silva, comentou que iniciou o curso por curiosidade, mas acabou permanecendo nele por ter se encantado pelos trabalhos desenvolvidos. De acordo com Jociane da Silva, 3 AX, o que mais lhe chama a atenção no curso é a forma de trabalhar com as crianças, onde se aprende a ter paciência e a levar mais a sério os estudos. Já a aluna Pamela de Oliveira, 3 AX, comenta que com a Formação aprende-se a entender as crianças e ver o mundo de outra forma. O aluno José Altamiro de Lima Oliveira, 2 AX, conta que o curso lhe tirou a timidez, onde aprendeu a se apresentar em público, tanto trabalhos em sala de aula, como em atividades extraclasse, e cita, assim como as outras alunas entrevistadas, que quer seguir carreira na área da educação.

Alguns jogos pedagógicos desenvolvidos pelos alunos da Formação de Docentes.

CELEM

O CELEM é o Centro de Língua Estrangeira Moderna que oferta fora da grade curricular, em forma de curso, o Espanhol e o Inglês aos estudantes de Clevelândia. “O objetivo é fazer com que os alunos fiquem mais tempo na escola, com maior quantidade de conhecimento. A matrícula não é obrigatória e a certificação é de um ano. Este poderá ser um grande diferencial para o mercado de trabalho”, explicou a professora de Espanhol, Alexandra Dlugosz.

De acordo com a diretora auxiliar Rozeliane Dlugoss, a carga horária semanal é de quatro aulas, sendo duas aulas por dia. Para 2018 as novas turmas serão ofertadas nos períodos da tarde e noite. O curso é aberto a toda comunidade escolar, ou seja, não apenas alunos do colégio podem se matricular, sendo assim, este pode ser feito por pais, professores, agentes educacionais, e outros profissionais do município. “Quem não é aluno do João XXIII deve trazer à secretaria o documento da identidade no ato da matrícula”, frisou.

Fonte: Reprodução

O curso de idiomas é ofertado pelo Estado do Paraná em toda a rede de ensino de maneira gratuita, com um número mínimo de 15 alunos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O aluno aprende tanto a oralidade quanto a escrita na nova língua, através de aulas dinâmicas, com conversação, escrita, audição, através de músicas e vídeos, em um formato elaborado a partir de sequências didáticas, tornando o ensino mais agradável.

A professora de inglês, Denise Aziliero salientou que quem frequenta o curso de idiomas tem a oportunidade de ampliar seus horizontes. “Não se trata somente de falar a língua de uma nação dominante, mesmo porque esta é uma visão extremamente limitada. Através do inglês podemos estabelecer um canal de comunicação e, por exemplo, ler um livro, ver um filme ou até mesmo conversar com pessoas de outras nações.”

Fica aí o convite a quem quer ingressar na Formação de Docentes e/ou CELEM. As matrículas estão acontecendo diariamente. Corra garantir a sua vaga e bons estudos.

Fonte: Reprodução

Por: Rodrigo A. Toigo.

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