MEL FONTE DE VIDA – ALUNOS DO QUARTO ANO “A” DA ESCOLA DALVA ANA BORTOLINI ENCERRAM PROJETO DE ESTUDO COM APRESENTAÇÕES E CAFÉ DA MANHÃ PARA OS PAIS
O projeto de inciativa da professora Sandra Jacobsen Maschio foi implantado na classe do quarto ano “A” com o apoio da direção e equipe pedagógica da Escola Municipal Dalva Ana Bortolini ainda no mês de maio e no decorrer dos meses os alunos puderam aprender sobre o importante papel das abelhas para a natureza, além de reconhecer através da vida das abelhas ensinamentos e valores que podem ser aplicados no dia a dia, como a importância de conviver cooperadamente em sociedade.
O projeto que despertou nos alunos o interesse pela pesquisa colaborou também com o aprendizado nas disciplinas curriculares, como em ciências, aprofundando os conhecimentos sobre a natureza.
Na manhã desta sexta-feira, 08, os pais dos alunos foram recebidos na escola e assistiram as apresentações culturais organizadas para o encerramento do projeto. Os estudantes contaram em forma de jogral tudo o que aprenderam sobre a vida das abelhas, recitaram uma poesia e cantaram uma paródia escritas por eles mesmos com orientação da professora, e apresentaram uma dança; em seguida receberam os pais, as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Camila e Romilda, a professora Adriana, aplicadora do projeto Um olhar para o futuro da Cresol, e a direção pedagógica da escola para compartilhar um café da manhã com deliciosos pratos a base de mel.
Ainda durante o café, a Engenheira Ambiental da SEMA – Secretaria de Meio Ambiente, Juliana Machado, falou sobre diferentes tipos de abelhas presentes no Brasil e da importância que elas tem para o equilíbrio da natureza, além de apresentar duas espécies de abelhas sem ferrão e oportunizar a degustação do mel produzido por uma delas.
Professora Sandra agradeceu a todos os colaboradores do projeto e parabenizou os seus alunos, dizendo-se satisfeita em ter acompanhado o esforço e o desenvolvimento criativo de todos.