POLÍCIA MILITAR SEGUE ATUANDO NA OPERAÇÃO VIDA NO SUDOESTE DO PARANÁ
POLÍCIA MILITAR SEGUE GARANTINDO A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO ATUANDO NA OPERAÇÃO VIDA DURANTE O FINAL DE SEMANA NO SUDOESTE DO PARANÁ.
Neste final de semana durante os dias 12 e 13 de fevereiro na área de abrangência do 3º Batalhão, pertencente ao 5º Comando Regional de Polícia Militar, a Operação Vida seguiu com a intensificação das atividades nos municípios de Pato Branco, Palmas, Clevelândia e Mariópolis, aplicando as equipes policiais militares em ações de abordagens e patrulhamento ostensivo com foco na diminuição dos índices de crimes dolosos contra a vida.
Simultaneamente foi realizada na noite desta sexta-feira (12/02) a Operação AIFU-Ação Integrada de Fiscalização Urbana, nos municípios de Palmas, Clevelândia, Mangueirinha, Mariópolis, Coronel Domingos Soares, pertencentes à 2ª Companhia PM, e em Coronel Vivida, Chopinzinho, São João e Saudade do Iguaçu, pertencentes à 3ª Companhia PM, onde as forças de segurança atuaram em conjunto com a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Departamento de Trânsito e Departamento de Tributação Municipal, visando à fiscalização dos cumprimentos dos Decretos Estadual e Municipal referentes à Covid-19, em estabelecimentos comerciais que propiciam a aglomeração de pessoas, como bares, restaurantes e lanchonetes, e outros locais em que haja o descumprimento da medida sanitária preventiva.
Além das orientações sobre o Decreto Estadual e medidas de segurança relacionadas à Covid-19, a ação resultou na abordagem de 64 estabelecimentos, 982 pessoas, fiscalização de 71 veículos, aplicação de 10 notificações por não fazer uso de máscaras, 3 bares foram notificados por não possuírem ou estarem com o alvará vencido, aplicadas 5 notificações do Corpo de Bombeiros, um estabelecimento interditado pela Vigilância Sanitária, confeccionado um Termo Circunstanciado por descumprimento das mediadas de saúde. Ainda foram apreendidas 85 pedras de substância análoga ao crack, uma pessoa foi presa por tráfico de drogas, e outro indivíduo por fornecer bebidas alcoólicas à menores de idade.
OPERAÇÃO VIDA: Em se tratando da noite deste sábado (13/02), na região sudoeste as ações resultaram na abordagem a 5 bares, 90 pessoas, 6 veículos, atendida uma ocorrência de perturbação do sossego e outra de abandono de incapaz, o que mostra a diminuição da criminalidade com a efetiva e constate aplicação do efetivo policial nas ações de fiscalização e policiamento, trazendo sensação de segurança à população.
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO: Na manhã deste domingo (14/02), no município de Palmas-PR, por volta das 8h15min, uma jovem compareceu à sede da 2ª Cia. PM de Palmas, informando que sua irmã estava sendo ameaçada de morte por seu ex-convivente e que havia sido obrigada por ele a entrar no carro VW/Gol, de cor amarela. Imediatamente a equipe deslocou até ao provável local e localizou o casal no referido veículo, e após buscas localizou o automóvel um facão com 65 centímetros de lâmina. A vítima (23) relatou que seu convivente a ameaçou de morte e a agrediu por diversas vezes, e que não estavam mais morando juntos, porém ele não aceitava o término do relacionamento. Assim, o agressor foi preso e responderá judicialmente pelo crime de violência doméstica.
A Operação Vida teve início em 25 de janeiro de 2021 e acontece em todo o Estado do Paraná, com a coordenação do Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson, e a aplicação de mais de 3 mil policiais militares realizando abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, patrulhamento ostensivo, bem como bloqueios táticos e de trânsito em vias urbanas e rurais. O objetivo principal é a preservação da vida dos paranaenses, diminuindo os índices de homicídios dolosos, feminicídios, crimes contra a vida e à ordem pública, baseado no planejamento estratégico da Corporação.
Fotos: Polícia Militar.