Prefeitura de Clevelândia atrasa 13° salário e preocupa funcionários públicos
O prazo para pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos trabalhadores com carteira assinada, terminou ontem, 30 de novembro, e, de acordo com alguns servidores públicos do município de Clevelândia, o pagamento do abono salarial não caiu em suas contas até o encerramento da data prevista.
Conforme o que é estabelecido em todo território nacional, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro deve ser realizado entre 1° de fevereiro e 30 de novembro, mesmo nos casos em que o empregador opta por pagar em parcela única, o pagamento não pode ultrapassar o dia 30 de novembro, sendo que o pagamento feito em única parcela apenas em dezembro é ilegal e o não pagamento no período estipulado pode acarretar multa para o empregador.
O atraso no pagamento do décimo terceiro causa prejuízos para os trabalhadores que em sua maioria já planejaram as suas despesas e investimentos mensal ou anual incluindo o valor a ser recebido. O fato também preocupa os servidores, pois é notória e publica a falta de controle das finanças por parte da administração municipal, tema este levantado frequentemente por alguns vereadores nas sessões da Câmara, em que por diversas vezes já foi constatada uma dívida alta acumulada e, somente nos últimos quatro meses, três projetos de lei com pedidos de empréstimos foram encaminhados por parte do Poder Executivo. Fica o temor de que o descontrole das contas públicas acabe afetando nos direitos dos funcionários neste final de ano e nos próximos meses.