Presidente da OAB Nacional Cláudio Lamachia elogia atuação da OAB Palmas-PR

O Presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, destacou os resultados do Colégio de Presidentes Estaduais de Seccionais realizado em Foz do Iguaçu. Lamachia enfatizou que as bandeiras tradicionais da advocacia continuam no foco da OAB.
Comentou que os resultados foram muito positivos neste encontro e enfatizou que a OAB Palmas vem fazendo a diferença dentro do sistema da OAB com a realização de inúmeros projetos e integração entre todos os advogados e advogadas. São exemplos como este que a advocacia não só Paranaense devem seguir, trabalhar em união e pelo próximo.
Dissertou ainda o Presidente Nacional que tiveram pautas de temas de interesse de todos os advogados. “Saio daqui enriquecido pelos debates, certos de que estamos no caminho correto para chegar às melhores soluções para a advocacia”.
Os debates no período da tarde tiveram início com a discussão sobre o Provimento 67/2018 do CNJ, que disciplina a conciliação e mediação em cartórios. A OAB é contra a realização desses procedimentos em cartórios e, além disso, defende a aprovação do projeto 5511/2016, que torna obrigatória a participação do advogado na solução consensual de conflitos, como forma de garantir a qualidade dos acordos. “O mercado de trabalho da advocacia tem sido aviltado por iniciativas como essa, mas, além disso, o prejuízo para a cidadania é imenso. Cartório não tem vocação para realizar conciliação ou mediação”, afirmou o Presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa. “Os advogados não são empecilho para o acesso à justiça”, acrescentou o Presidente da OAB Santa Catarina, Paulo Brincas.
As discussões se prolongaram até à noite, com profundos debates sobre outros temas, como o piso salarial da advocacia e a obrigatoriedade da presença de advogados nas conciliações e mediações dos Centros de Soluções de Conflitos dos Tribunais. Os presidentes de seccionais também debateram amplamente sobre as eleições da OAB em 2018. O Colégio divulgará ainda a carta oficial do encontro com as principais deliberações.

Por: OAB Palmas

Deixe um comentário