Cidade

Primeiro Encontro de Famílias e Amigos do Autista promove reflexão e empatia em Clevelândia

No último sábado, 5 de abril, aconteceu em Clevelândia o Primeiro Encontro de Famílias e Amigos do Autista, organizado por famílias da comunidade. Aberto ao público em geral, o evento teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de atitudes contínuas de inclusão e empatia — não apenas no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, mas em todos os dias do ano.

A programação contou com a participação da psicóloga Franciele Meirelles, profissional atuante na área e com experiência no atendimento a pessoas com deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em sua fala, Franciele trouxe reflexões profundas sobre o impacto da falta de empatia no cotidiano das famílias, destacando como a ausência de compreensão e humanização afeta diretamente o desenvolvimento e bem-estar das crianças e de seus cuidadores.

Além das falas e reflexões, o encontro também proporcionou um espaço lúdico para as crianças, com pintura e desenhos, reforçando a importância de ambientes acolhedores e adaptados para todos.

Para encerrar, um texto coletivo foi lido, trazendo os sentimentos das famílias presentes. A mensagem foi clara: independentemente do diagnóstico, as dores, desafios e esperanças das famílias são semelhantes — e merecem respeito, apoio e empatia constante.

O evento foi um marco para a comunidade clevelandense, reforçando a união das famílias e a importância de se construir uma sociedade mais inclusiva e consciente.