SANEPAR emite mais um comunicado sobre o racionamento de água, desta vez o sistema de rodízio é explicado
Leia o comunicado na íntegra:
CRISE HÍDRICA
Em alerta desde a semana passada, Clevelândia terá rodízio no abastecimento de água a partir de quarta-feira
Sanepar recomenda que a população colabore priorizando o uso da água para alimentação e higiene pessoal
A drástica redução de vazão do Arroio do Brinco, manancial de Clevelândia, aliada ao aumento no consumo de água devido às altas temperaturas, leva a Sanepar a adotar, a partir de quarta-feira (26), rodízio no abastecimento na cidade. A falta de chuvas regulares causou uma queda de vazão no manancial de mais de 60%, provocando um déficit de produção em relação à demanda da população.
O rodízio permite que a água seja distribuída de forma regular para toda a cidade, sem impactar mais uma região do que outra. Para isso, Clevelândia será dividida em três setores, de forma a alternar o abastecimento.
Os locais em rodízio terão a suspensão do abastecimento a partir do meio-dia, com abertura dos setores à meia-noite e normalização prevista de forma gradual até as 6 horas da manhã do dia seguinte.
Na quarta-feira (26), o rodízio terá início pela região Sul da cidade, abrangendo parte do Centro (tomando com referência a rua Crescêncio Martins, entre Capitão Pedro Bello e Tapajós) e os bairros Soledade, Araucária, Rosa Branca, Bom Jesus, Camifra, São Sebastião, Almoxarifado, Parque Industrial, Vila Rural e o Trevo dos Tropeiros sentido Palmas (a região de saída do segundo trevo).
Em situações como essa, a Sanepar pede aos clientes que priorizem a água tratada para higiene pessoal e alimentação, e pratiquem o reuso.
Podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar lembra ainda que o Paraná permanece com estado de emergência hídrica decretado pelo Governo do Estado, e o documento estabelece que, “em situação de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é consumo humano e dessedentação de animais”. Priorize a água tratada para higiene e alimentação.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar:
www.sanepar.com.br
