Secretaria de Saúde de Clevelândia emite nota de repúdio ao abandono de animais e justifica o uso do local de expurgo como canil

Na última sexta-feira, 02, denunciamos através do site uma situação até então inusitada no município de Clevelândia, o expurgo do Centro Municipal de Saúde Antônio Celso Bortolini estava sendo utilizado como canil, e em contato com a secretária de saúde no mesmo dia, recebemos a informação de que a medida era de conhecimento da secretaria e que tão logo uma reunião com representantes da Vigilância Sanitária fosse realizada, receberíamos uma resposta mais ampla sobre o caso. Na manhã da segunda-feira, 05, a secretária emitiu uma nota de repúdio ao abandono dos animais e justificou o uso do expurgo como canil. Leia:

“A Secretaria de Saúde de Clevelândia repudia o descaso e o abandono de animais por proprietários irresponsáveis e suas atitudes desumanas.

Na semana passada moradores do bairro São Luiz alegaram que durante o período noturno uma camionete preta largou alguns cães na rua e saiu rapidamente sem que a população percebesse quem era. Os animais estão mal cuidados e as fêmeas estão esperando filhotes inclusive, um ato no mínimo desprezível e cruel.

Sendo assim a Secretaria de Saúde, pensando no bem geral da população bem como sensibilizada pelo ato maldoso, permitiu prender os animais em uma ala de descarte de lixo do posto de saúde que estava vazia, local onde se colocam materiais como caixas de papel, plásticos e outros materiais recicláveis que não oferecem riscos aos animais e nem a população, ficando estes animais apenas de modo temporário até que se encontre um local mais adequado para as futuras “mamães cachorras” e seus filhotinhos.

Considerando que a ala estava vazia e que eles ficarão por um período muito curto e que é uma situação extraordinária visando o bem da população local, a secretaria comunicou a Vigilância Sanitária e explicou que após encontrarem um local apropriado para os animais abandonados a Secretaria de saúde fará uma campanha de adoção para estes animais.

Alguns funcionários do próprio posto de saúde já se pronunciaram positivamente para a adoção o que demonstra que mesmo existindo pessoas capazes de atos cruéis, ainda podemos esperar por valores como solidariedade e generosidade humanas.

Sendo assim, comunico que os animais já foram reportados a lares provisórios, e aproveitamos o momento para avisar a estas pessoas cruéis que o abandono de animais é crime ambiental previsto pelo Art. 32 da lei federal nº 9.605 de 1998 e prevê penas de detenção de 03 meses a 1 ano e multa.”

Wanessa Cavalcante Curado Plakitkem
Secretária Municipal de Saúde

 

Relembre o caso:

Expurgo do Centro Municipal de Saúde é utilizado como canil

Embora a intenção do ato tenha sido a de resguardar e proteger os animais em situação de abandono, o ambiente não deixa de ser insalubre e inóspito para os  cães, que poderiam ter sido abrigados inclusive no almoxarifado municipal, local que segundo informação repassada por um funcionário do poder público é  para onde devem ser destinados os animais que necessitam de castrações.

Deixe um comentário