Secretaria de Saúde inicia aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Paraná
Começou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Paraná. Neste momento, recebem as doses as pessoas vacinadas no início da primeira etapa da imunização que são os idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPI), profissionais que atuam nestes locais e pessoas com deficiências severas.
O esquema preparado pela Secretaria da Saúde do Paraná e já em processamento nos municípios segue os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização.
As doses já estão nos municípios e foram enviadas anteriormente de acordo com as remessas recebidas do Ministério da Saúde.
O esquema da segunda dose começa pelos idosos que vivem em asilos e, depois, seguirá com a vacinação dos indígenas aldeados e trabalhadores da saúde da linha de frente, que são os grupos imunizados na primeira etapa da vacinação.
Idosos que residem em ILPIS e indígenas não se deslocam para receberem a segunda dose. Repetindo o esquema da primeira etapa, a aplicação está sendo feita nos asilos e nas aldeias. Os demais grupos devem seguir os esquemas vacinais preparados pelas secretarias municipais de saúde.
A vacinação segue em todo estado e ocorre de acordo com o recebimento de imunizantes, de forma gradual e escalonada conforme o Plano Estadual de Vacinação.
Até o final do mês de maio de 2021 a expectativa do Governo do Paraná é de vacinar cerca de 4 milhões de paranaenses.
Informações: SESA – Foto: Aplicação da primeira dose/Divulgação Lar dos Idosos João Paulo II.