Cidade

Secretaria Municipal De Saúde investiga a causa do surto de vômito e diarréia em Clevelândia

Muita dor abdominal, vômito, diarréia e febre são os sintomas que levaram mais de quatrocentos clevelandenses a buscar atendimento nas unidades de saúde do município nos últimos dias. Os pacientes tem recebido atendimento e medicação, de acordo com a necessidade ficam em observação médica e em casos específicos são internados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Clevelândia juntamente com a Sétima Regional de Saúde vem apurando qual é o agente causador dos inúmeros casos.

Segundo o secretário de saúde, Rafael Barboza relatou a reportagem do Clevelândia Online, já foram realizados exames na água que abastece o município e nenhum problema foi apontado, porém para obter total certeza de que está tudo bem com a água, amostras foram encaminhadas para um laboratório na capital que trabalha com exames mais minuciosos.

“Entre os fatores que estão sob suspeita como causadores do surto, está a possibilidade de intoxicação pela ingestão de alimentos que foram mal armazenados, visto que o clima contribuiu para a rápida contaminação por bacterias.” , relatou o secretário; ainda segundo ele, amostras de sangue e fezes de pacientes também foram encaminhadas para exames.

Além de Clevelândia, outras cidades da região já registram casos com os mesmos sintomas.

Como forma de prevenção, especialistas recomendam a fervura da água para consumo, o cuidado redobrado com o armazenamento e conservação dos alimentos, em especial os manipulados, carnes, ovos, leite e derivados, frutas, legumes e verduras, e uma boa higiene pessoal principalmente das mãos antes de consumir qualquer tipo de alimento.