ZUCCHI FOI SABATINADO PARA O CARGO DE CONSELHEIRO DO TRIBUNAL DE CONTAS NO PARANÁ.
Augustinho Zucchi é aprovado em sabatina para cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná
O ex-prefeito de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, Augustinho Zucchi, foi aprovado pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Ele passou por uma sabatina na manhã desta segunda-feira (12).
Os parlamentares membros do grupo seguiram o voto favorável do relator na Comissão Especial, deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil). Zucchi foi indicado para o posto pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), após a aposentadoria do ex-conselheiro Nestor Baptista.
O candidato à vaga respondeu questionamentos sobre a cooperação entre o TCE-PR e outros poderes estaduais, como a própria Assembleia Legislativa, e a relação do órgão com prefeituras e câmaras de vereadores. Ele também foi perguntando sobre questões como a fiscalização dos pedágios no Paraná e o estreitamento das relações do Tribunal de Contas com os municípios. Com a aprovação, a Mesa Executiva da Assembleia será notificada para convocar uma sessão especial a fim de deliberar sobre o nome indicado para a vaga.
Após as perguntas dos deputados, Luiz Fernando Guerra realizou a leitura do relatório, propondo a aprovação do sabatinado. Conforme o Regimento Interno da Assembleia, a Comissão é composta por cinco membros, respeitando a representação partidária. Ela foi formada pelo presidente, deputado Márcio Nunes (PSD), pela deputada Mabel Canto (PSDB), pelo deputado Márcio Pacheco (Republicanos), pelo deputado Tião Medeiros (PP), além do relator. O deputado Homero Marchese (Republicanos) também participou do encontro.
Aprovado pela Comissão, Zucchi afirmou que a sabatina é uma parte importante e legítima do processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas.
Nascido em Itapejara D’Oeste, Augustinho Zucchi é engenheiro agrônomo, funcionário de carreira do Instituto Água e Terra (IAT). Foi chefe do Escritório Regional do Instituto, em Pato Branco, e conduzido ao cargo de Diretor de Terras, em Curitiba, onde ficou até 1990. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria da Agricultura de Pato Branco.
Foi eleito deputado estadual, em 1994, com 18.622 votos. Permaneceu na Assembleia Legislativa até 2012, durante cinco mandatos. Deixou o Legislativo para assumir a prefeitura de Pato Branco, em 2013. Reeleito, permaneceu na prefeitura até 2020. Em 2022, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná.
Fonte: Assessoria/ALEP