Educação

29 de abril: 9 anos do Massacre no Centro Cívico de Curitiba

No dia 29 de abril de 2015, um evento trágico ficou marcado na história do Paraná. Conhecido como a “Batalha do Centro Cívico”, o episódio ocorreu em frente ao Palácio Iguaçu e foi caracterizado por uma violência extrema por parte da polícia, a mando do governo, contra servidores do estado. O massacre foi tão intenso que ganhou repercussão internacional.

O então governador Beto Richa (PSDB) e seus subordinados foram apontados como os principais organizadores e executores do ataque, que teve como alvo os professores que protestavam contra a modificação da previdência dos funcionários públicos do estado que foi votada a portas fechadas pela Assembléia Legislativa.

Nove anos depois, a luta dos educadores continua, e desta vez em Clevelândia, os professores da rede municipal reivindicam um plano de carreira justo, salários dignos e melhores condições de trabalho. No entanto, enfrentam o descaso e a falta de respeito por parte da atual administração, que demonstra pouca preocupação com a qualidade da educação.

A aliança política entre a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi e o ex-governador Beto Richa reflete no tratamento dispensado à categoria, evidenciando que a educação não é uma prioridade para ambos. Enquanto isso, os professores persistem na luta por seus direitos, cientes da importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento da sociedade.

Fotos: Blog do Professor Rony/Gazeta do Povo