Região | País

Comunidade da Aldeia Indígena Alto Pinhal marca presença na primeira reunião do CEPI/PR

A primeira reunião do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná CEPI/PR foi realizada no dia 22 de julho na cidade de Mangueirinha e teve como pauta a construção do regimento interno do conselho e a escolha dos 22 conselheiros indígenas, sendo 11 titulares e 11 suplentes.

A comissão de Caciques que conduziu a reunião.

Como anfitriã a comunidade da Terra Indígena Mangueirinha recepcionou ainda pela manhã representantes de 17 terras indígenas de várias regiões do estado do Paraná, entre elas a Aldeia Indígena Alto Pinhal, e representantes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e da SUDIS (Superintendência de Diálogo e Interação Social). Após o cerimonial de apresentação deu-se início a leitura da minuta do anteprojeto de lei que trata do regimento interno do conselho, com uma pausa para almoço e duas para lanche, a reunião se estendeu até o final da tarde, e com a participação de todos os presentes o regimento foi discutido e alterado para se adequar a realidade dos povos e as suas necessidades.
O Cacique Miguel Alves da Aldeia Indígena Alto Pinhal foi indicado como um dos indígenas conselheiros titulares, o conselho será compostos por 22 conselheiros titulares, sendo 11 indígenas divididos por etnia, cinco Kaingang, cinco Guaranis e um Xetá; e 11 representantes de secretarias do governo do estado, cada conselheiro titular tem seu respectivo suplente.

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas será integrado na estrutura organizacional da SEJU (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e deverá garantir representação e participação popular dos indígenas de todo estado através da deliberação, consulta e até fiscalização das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável dos povos indígenas.

O Cacique Miguel Alves avaliou a primeira reunião do CEPI/PR como de suma importância não só para os povos indígenas como para a sociedade paranaense no geral, visto que a representatividade através do conselho poderá estabelecer também uma aproximação ainda maior do indígena com o não indígena possibilitando a adoção de políticas públicas integrativas que fortaleçam o estado como um todo.

Cacique Miguel Alves da Aldeia Indígena Alto Pinhal – Clevelandia-PR.

Para o Cacique José Carlos Gabriel, da Terra Indígena Mangueirinha, anfitrião do dia, a primeira reunião do conselho foi um evento histórico pela presença maciça de indígenas de todo o estado do Paraná que deliberaram e definiram as atribuições do órgão avaliando sempre o que possibilitará o fortalecimento das comunidades indígenas de todo o estado.

Cacique José Carlos Gabriel, da Terra Indígena Mangueirinha PR.

Na reunião que aconteceu no espaço oferecido pela Prefeitura Municipal, o Centro de Eventos Darci Gubert também se fizeram presentes na parte da manhã o vice-prefeito da cidade de Mangueirinha Leandro Dorini e na parte da tarde o prefeito Elídio de Moraes, ambos manifestaram total apoio da administração municipal para a causa dos povos indígenas.

Na composição da mesa de honra Adir Carlos Velozo, representante da FUNAI; Leandro Dorini, vice-prefeito de Mangueirinha; Mauro Rockenbach, sociólogo e antropólogo; e José Carlos Gabriel, Cacique da Terra Indígena Mangueirinha.

Por Aline Meyer – Clevelândia Online.