Região | PaísSaúde

SAMU 192 do Sudoeste – CIRUSPAR completa hoje 10 anos

Constituído em 20 de dezembro de 2011, o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná – CIRUSPAR é um consórcio público de direito público, criado com a finalidade específica de realizar o gerenciamento do Samu 192 na abrangência dos 42 municípios do Sudoeste do Paraná.

​O modelo de gestão do SAMU 192 de abrangência regional através de consórcios específicos, tem se mostrado no Brasil como a forma mais eficiente de gerenciamento, por proporcionar governança, economia de escala, padronização e qualidade.

​Em 10 anos de CIRUSPAR muitos obstáculos foram superados pelo comprometimento de muitas pessoas que acreditaram na missão do consórcio e também pelo imprescindível apoio de Prefeitos, especialmente a confiança dos Prefeitos que assumiram a diretoria de forma voluntária (sem remuneração), aos Secretários de Saúde, Diretores de Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde e de Representantes Políticos da região, os quais defenderam o serviço em momentos decisivos.

PRESIDENTES• Durante a implantação a julho de 2012 – Roberto Viganó – Prefeito de Pato Branco• Agosto a dezembro de 2012 – Elson Munaretto – Prefeito de Bom Sucesso do Sul• 2013 – 2014 – Luiz Fernando Bandeira – Prefeito de Marmeleiro• 2015 – abril de 2016 – Álvaro Valério – Prefeito de Clevelândia • Abril a dezembro de 2016 – Hélio Alves – Prefeito de Ampére• 2017 – 2018 – Raul Camilo Isotton – Prefeito de Dois Vizinhos • 2019 – 2020 – Raul Camilo Isotton – Prefeito de Dois Vizinhos • 2021 – Presidente atual – Disnei Luquini – Prefeito de Ampére

CONHECENDO A ESTRUTURA DO CIRUSPAR• 42 Municípios • 628.164 habitantes (IBGE 2020) • 370 Empregados Públicos• Presidente: Prefeito Disnei Luquini de Ampére• 13 Bases Descentralizadas • 04 Unidades de Suporte Avançado • 15 Unidades de Suporte Básico• Central de Regulação de Urgências – sede Pato Branco • NEI – Núcleo de Educação Itinerante

​Com sede regional no município de Pato Branco, o Ciruspar está situado em uma locação na Rua Assis Brasil, 622, bairro Vila Isabel, em Pato Branco.

​Através de sua estrutura administrativa, possui setores semelhantes aos de uma Prefeitura: licitação, compras, financeiro, RH, contabilidade, controle interno entre outros e através deles faz a gestão das 13 Bases Descentralizadas do SAMU 192 e a Central de Regulação de Urgências 192, que funcionam de forma ininterrupta desde 21/02/2013.

​Tráta-se do órgão pelo qual todos os cerca de 370 samuzeiros em atividade na região foram contratados através de concurso público como empregados públicos celetistas.

SAMU 192

​O CIRUSPAR permite a operacionalização do SAMU 192 Sudoeste do Paraná, o qual iniciou os atendimentos de 21/02/2013 e com mais de 8 (oito) anos de atuação na abrangência dos 42 municípios da região Sudoeste do Paraná acolhe os chamados de urgência e emergência e realiza a regulação de em média 5.000 ligações/mês e 2.000 ocorrências/mês com equipes do SAMU 192 na região.

​Além da regulação e atendimento pré hospitalar, o CIRUSPAR possui um Núcleo de Educação Itinerante – NEI que propicia treinamento permanente de suas equipes e também capacitação e orientação em urgência e emergência da rede pública para profissionais de saúde, escolas e comunidade em geral na região.

MANUTENÇÃO 

​O principal desafio para o CIRUSPAR é o custeio de manutenção do SAMU 192, pois o serviço é mantido com recursos tripartites, porém, sem nenhum tipo de correção federal desde o início das atividades em 2013, o que sobrecarrega os municípiosque como entes consorciados hoje assumem a maior fatia do custeio: Federal (29,6%), SESA-PR (20,6%) e Municípios (49,8%).

​É unânime a atual preocupação dos gestores de SAMU 192 de todo Brasil quanto ao desequilíbrio financeiro para manutenção do serviço, evidenciado pelo enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os SAMUs assumiram, juntamente com a rede hospitalar, a linha de frente dos atendimentos de casos suspeitos e confirmados de COVID-19, o que ocasionou um aumento significativo dos gastos, principalente com relação à EPIs, medicamentos, combustível e horas extras dos servidores em substituição aos afastamentos, gastos estes sem previsão orçamentária e financeira.

​Preocupados com a preservação dos serviços, que cada vez devem ser mais resolutivos e humanos, o CIRUSPAR iniciou uma mobilização nacional em conjunto com outros consórcios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em busca de um auxílio financeiro emergencial para os SAMUs do Brasil, de modo a equilibrar as despesas de enfrentamento à pandemia.

​A pauta foi apresentada aos Deputados em Audiência Públicana Câmara Federal, ao Ministério da Saúde, teve apoio e indicações de emendas na Medida Provisória Nº1062, porém, infelizmente não chegou a ser votada e no dia 08/12/2021 foi arquivada por “perda de eficácia”.

AVANÇOS

​Visando ampliar e modernizar a estrutura do consórcio, está tramitando pela Prefeitura de Pato Branco a doação de um terreno de aproximadamente 9.000 metros quadrados, em localização estratégica o qual vai abrigar futuramente todas as estruturas vinculadas à sede do SAMU 192: Central de Regulação de Urgências, Base SAMU 192 para 3 equipes de Ambulâncias, garagens para gestão da frota, almoxarifado regional, sede do CIRUSPAR e a sede do Núcleo de Educação Itinerante.

VISÃO 

“Ser referência no atendimento Pré-Hospitalar Móvel pela técnica, dedicação e transparência”

MISSÃO 

“Prestar assistência na área de urgência e emergência pré-hospitalar móvel por meio de equipes qualificadas no menor tempo-resposta possível, classificando e encaminhando o paciente para o nível de atenção necessário para a resolução do agravo (doença)”

VALORES 

“Ética, humanização, comprometimento, conhecimento, técnica e trabalho em equipe”

Informações: Assessoria 

Juliano Meyer

Repórter Fotográfico e Cinematográfico MTB/0012683/PR