CidadeRegião | País

Teka Barbosa, intérprete de Clevelândia recebe premiação em festival em Santa Catarina; conheça um pouco de sua trajetória

Teka Barbosa representou a Meiga Terra na 5° edição do Canta Xanxerê, que aconteceu no último final de semana.
De lá ela trouxe o troféu de quinto lugar da Categoria Popular pela interpretação da música Voa Liberdade, de Jessé; “Eu poderia ter ficado melhor colocada, mas troquei uma palavra na interpretação da música” disse Teka para o Clevelândia Online, contando sobre como o festival estava bem concorrido, dele, segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Xanxerê – SC, participaram 60 intérpretes que passaram por eliminatória no noite da sexta-feira, 24, disputando a grande final no sábado, 25.

A trajetória de Teka Barbosa na música

Interpretando canções que vão desde o popular, passam pelo sertanejo, gospel e até pelo italiano, Teka canta há 51 anos. Ela conta que começou a cantar na Banda Municipal de Clevelândia na década de 70 “Eu tinha 12 anos quando comecei, meus irmãos tocavam na banda e eu cantava. Naquela época nós animávamos as festas de Nossa Senhora da Luz, no antigo pavilhão da matriz.”, relembrou ela, saudosa, citando ainda Zenon Arruda, Janguito, Dair Farias, Luizito e Aimoré Santetti, e os irmãos Celmiro e Arai Mendes que eram seus companheiros de banda.

Nesta mesma época ela também cantava nas aulas de canto no extinto grupo São Sebastião, ainda com doze anos, Teka experimentou pela primeira vez a sensação de subir num palco de festival, interpretando uma música da Ângela Maria no primeiro festival musical realizado no também extinto Cine Luz, de lá para cá se passaram cinco décadas e desde então ela percorreu várias cidades trazendo para Clevelândia dezenas de premiações pelas suas interpretações. “Em 2014 comecei a cantar sozinha nos festivais, por muitos anos antes cantava em dupla, teve um tempo em que interpretávamos só músicas do Chrystian e Ralf,” disse ela.

De todos os festivais que já participou a interprete lembra, mas cita em especial um de música italiana na cidade de Palma Sola – SC no qual ela se apresentou com a música Non Ho L’eta de Gigliola Cinquetti; um terceiro lugar que trouxe de um festival concorridíssimo na cidade de Paranaguá em 1994, no qual cantou a música A mais bonita das noites de Chitãozinho e Xororó; os festivais de música Gospel; e o último festival que cantou antes da pandemia, o 11° Portal da Música Livre, aqui mesmo em Clevelândia em 2019.

Eu sempre gostei de cantar e agradeço a Deus que me permite fazer isso, aos meus filhos também que são meus grandes incentivadores, é a eles também que dedico as premiações que já recebi.“, finalizou Teka Barbosa.

Por Aline Meyer – Clevelândia Online.

Festival em Paranaguá
No antigo Pavilhão da Matriz
Festival FestJoão, Teca Barbosa e Sadi Querino, interpretando Brigas de Chrystian e Ralf