Cidade

Kart clevelandense – Aqui jaz um esporte

Na década de 80, o automobilismo em Clevelândia ganhava destaque, especialmente no universo do kart. Fundado em 1985, o Automóvel Clube de Clevelândia contou com entusiastas como Neres Eugênio Benetti, Antônio José Losi, e outros, impulsionando o esporte na região.

Em 1988, a pista de kart da EAPI, revitalizada com apoio municipal, sediou emocionantes etapas regionais, solidificando o kartismo da cidade e projetando o nome da Meiga Terra em toda a região. Ao longo dos anos, a pista testemunhou inúmeras provas, reunindo esportistas e entusiastas, tornando-se parte essencial da prática esportiva e do lazer da comunidade local.

Porém, em maio de 2021, caminhões de terra invadiram a pista de kart. Os praticantes do esporte, perplexos, ao questionarem a gestão municipal receberam a resposta que do dia 15 de maio até o início do mês de julho, não poderiam utilizar a pista visto que ela estava sendo “temporariamente” preparada para receber uma etapa do Campeonato Paranaense de Motocross, sendo ignorada a concessão de uso que o Automóvel Clube possuía e também o interesse dos praticantes do kart que naquele momento estavam em um número bem considerável e utilizavam a pista.

Diante da indignação dos kartistas, a resposta da prefeita Rafaela Losi foi uma promessa de revitalização da pista e dos boxes assim que a competição de motocross encerrasse, na ocasião os praticantes do kart chegaram a comentar no grupo em que o assunto era debatido que após a retirada da terra a pista jamais voltaria a ser como antes, “Esquece. Nunca mais.” escreveu um deles.
Em agosto do mesmo ano, a prefeitura revogou autorizações e concessões de uso, incluindo a do Automóvel Clube e então a pista de kart, que foi palco de competições vibrantes, mergulhou no esquecimento, sem as melhorias prometidas.

Interessados em manter a prática do esporte, em setembro de 2021, o Automóvel Clube de Clevelândia enviou para a Prefeitura Municipal um novo pedido de concessão ou permissão de uso das pistas de kart e cavalo de aço do qual os kartistas permanecem até hoje sem resposta. A pista, agora esquecida e negligenciada, simboliza a triste trajetória do kart em Clevelândia. Os praticantes, privados de seu espaço, esperam por um desfecho que possa resgatar a glória vivida em outros tempos nas curvas e retas do circuito clevelandense.

1988
1999
2013
2021
2024