Cidade

Livia, Murilo e Davi foram os nomes mais registrados em Clevelândia em 2023

Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil e dão conta que, dos 198 registros de nascimento feitos em 2023 em Clevelândia, os nomes mais registrados foram em primeiro lugar para meninas, Livia, com quatro registros, seguida por Maite, Alice e Laura Lavinia, ambos com três registros para cada nome; já os meninos empataram em primeira posição com os nomes Murilo e Davi, ambos com três registros de cada, seguidos de Bernardo, Nicolas e João Miguel, todos com dois registros em cada nome. No ano de 2022 os nomes mais escolhidos pelos clevelandenses foram Helena e Gael. Já em contexto nacional no ano de 2023 foram 26,6 mil crianças registradas como Miguel e 24,5 mil Helenas.
Ainda de acordo com o portal, a cidade paranaense com maior número de registros de nascimento foi a capital, Curitiba, com 23.888 registros, e a com menor número foi Tunas do Paraná com apenas 3 registros.
A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais divulgou no final de 2023 que os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros foram curtos, bíblicos ou originais, o mesmo que se pôde observar em um breve levantamento de dados filtrando por Clevelândia, que teve registros de Davi, Miguel, Rafael, Matias, Gabriel, Samuel, Oséias, Joaquim, Caleb e Lucas, como exemplos de nomes bíblicos.

MUDANÇA DE NOME
Desde 2022 a Lei Federal – 14.382/22 -, permite a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial, bastando se dirigir ao Cartório mais próximo de sua residência. A nova legislação também possibilitou que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento, assim como ampliou o rol de possibilidades de alteração de sobrenomes.

Por Aline Meyer/Foto: Blog.registrocivil