PublicidadeSaúde

Por que praticar Pilates no inverno?

Estamos no outono e já começamos a sentir as ondas de frio, principalmente no período da manhã e da noite, e logo o inverno estará chegando.

E, ao contrário do verão, em que as pessoas ficam mais dispostas e cheias de motivação para praticar atividades físicas, fazendo dietas malucas para ficar com o corpo perfeito para o verão, essa época do outono e inverno costuma causar retração. As pessoas ficam com preguiça, mais cansadas e com uma só vontade: ficar em casa embaixo das cobertas e se alimentando mal e colocando desculpas que não emagrece porque tem o metabolismo lento. Outro fato que provoca desistência é o aumento das dores nas articulações. O que torna a dor maior nas temperaturas menores é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos. Os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante e assim as pessoas acabam ficando mais encolhidas para se proteger do frio e por consequência disso acabam sentindo mais dores além da hipotrofia que é a perda muscular .

A prática de Pilates contribui para o fortalecimento dos músculos e a consequente diminuição das dores nas articulações. Nestes dias de temperatura mais baixa, o alongamento que o Pilates proporciona ajuda a destravar os músculos. O trabalho corporal, quando realizado de forma mais integrada através do Pilates, além do seu aspecto mecânico, cria condições para termos mais consciência corporal, não só no aspecto físico. Os exercícios respiratórios melhoram a ventilação nos pulmões e após 20 minutos de treino de Pilates as endorfinas são liberadas e temos uma sensação de bem-estar. No Pilates podemos obter, dentro muitos outros benefícios, fortalecimento ósseo e muscular, aumento da mobilidade e flexibilidade nas articulações e alinhamento postural. No aspecto psicológico, temos o aumento da disposição, da concentração, melhora da autoestima e sensação de bem-estar.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições como o Pilates proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos. Outra vantagem de pilatear no inverno é prevenir gripes, resfriados e demais infecções respiratórias, próprias da estação, porque reduzem a suscetibilidade do sistema imunológico. Por isso, se treinar com frequência, a probabilidade de contrair gripes e constipações vai ser menor, pois o seu organismo estará mais forte e preparado para enfrentar os dias gelados!

Então não temos motivos para deixar de praticar pilates não é mesmo?!

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

Liriane Nogueira CREFITO : 257649-F