Saúde

Usuários da Unidade Básica de Saúde Antônio José Losi reivindicam melhorias para que o local possa garantir melhor atendimento

Moradores dos bairros atendidos na Unidade Básica de Saúde Antônio José Losi procuraram o Clevelândia Online solicitando apoio para dar visibilidade às demandas dos usuários do local, eles organizaram um Abaixo Assinado há cerca de dois meses, no documento que reuniu centenas de assinaturas estava escrito:
“Viemos por meio deste abaixo assinado, reivindicar algumas melhorias para nosso postos Antônio José Losi, pois nossa UBS está necessitando de melhorias em prestar os serviços para com a sociedade, pois a demanda está muito acima dos servidores que fazem parte que não medem esforços para atender da melhor forma possivel, onde se encontra em cinco bairros (Clarete, Sinval Martins, Nelson Eloi Petry, Vista Alegre, interior Santo Antônio e ainda km 8 e fazenda Santa Maria também estão sendo atendidos na mesma unidade.

Reivindicações:

. Contratação de mais médicos auxiliares e plantonistas.

. Contratação de mais agentes de saúde pois há mais de quatro anos esta unidade está com uma agente.

. Contratação de pessoas no setor administrativo e um motorista para a unidade. Que estes serviços estão sendo feitos por técnicos, enfermeiras, agente de saúde e servidores gerais, que deixam de fazer seus afazeres para atender outros setores.

. Arrumar o telefone que desde o início do ano foi roubada a fiação e até então não tem telefone na unidade.

. Moradores do bairro Vista Alegre pedem para mudar pro UBS do Vila Operária fica mais próxima da localidade, e teria mais segurança para os pacientes se deslocarem para consultas.

. Se não for possivel voltar o agendamento pra consultas no posto do Sinval poderiam organizar uma tarde durante a semana para os pacientes do bairro que durante o dia para segurança dos pacientes.”, e ainda “Viemos através deste baixo assinado, para reivindicar contratação de médico e ACS, para atender melhor a demanda de serviços de saúde dos seguintes bairros (Vista Alegre, Nelson Eloy Petry, Sinval Martins, Clarete e Santo Antonio), pois a UBS não esta conseguindo sanar todos os problemas como visitas domiciliares de agente de saúde de rotina e falta de médico. Sabemos que todos os profissionais correm o risco de adoecer como todo o ser humano, porém a administração deveria estar preparada para não deixar a população sem atendimento adequado, possuindo outros profissionais no quadro de funcionários que possam substituir a falta.

Também solicitamos a aquisição de um novo compressor para o funcionamento da cadeira odontológica, pois a mesma esta sem uso há mais de um ano, deixando deficiente o atendimento a população.”. O Abaixo Assinado foi entregue para integrante do Conselho Municipal de Saúde, organização que não tem atribuição para solucionar os problemas apontados, mas da qual a pessoa que teria recebido se propôs a entregar a às demandas para a Secretaria Municipal de Saúde. Após a entrega do abaixo assinado, ainda segundo os usuários, a questão de eventuais faltas de médicos e da falta de compressor para o funcionamento da cadeira odontológica foram resolvidos, porém para as demais solicitações até o momento não receberam resposta e dois problemas são os que mais preocupam, o primeiro é que na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde existem muitas pessoas impossibilitadas de ir até o posto, acamados, portadores de necessidades especiais e idosos e estes não recebem atendimento médico domiciliar; e os moradores do bairro Vista Alegre, por exemplo estão há uma grande distância da unidade e não se sentem seguros para irem a pé de madrugada até o posto para garantir uma consulta. Em conversa com os usuários, eles mesmo apontam possíveis soluções, como organizar atendimentos domiciliares para quem não pode se deslocar até o posto, reservar um número de consultas diárias para os moradores do bairro mais distante, evitando que estes tenham que ir até o posto ainda de madrugada percorrendo uma grande distância, ou até mesmo realizar as consultas dos moradores do bairro Vista Alegre na parte da tarde, o que possibilita que as pessoas que precisam de atendimento possar ir para o posto a luz do dia. Os moradores dos bairros atendidos com os quais conversamos pontuaram que esperam por uma resposta ao menos, se já há previsão ou estudo para possível soluções e reclamam pela falta de retorno após a entrega do abaixo assinado, “Bom dia gostaria de compartilhar com vocês que foi enviado ao Conselho Municipal de Saúde um abaixo assinado pedindo melhorias no posto de saúde Antônio José Losi UBS Sinval Martins aproximadamente 2 meses e nem uma resposta foi dada a população nada contra funcionários da mesma mas a qualidade dos atendimentos pela falta de funcionários a população quer saber o que foi decidido! Temos as cópias do abaixo assinado entregue em mãos da (XXX..) do original hoje tem reunião a tarde a comunidade precisa de respostas contamos com vocês.”, escreveu um usuário em uma das mensagens que recebemos. Buscando respostas, fizemos contato com a pessoa citada pelo usuário, e esta confirmou o recebimento do abaixo assinado escrevendo “Sim foi passado pra secretária de saúde em reunião”, e complementou com a frase “Não tenho resposta sobre o assunto”.

Foto: Google Maps